Inteligência Estratégica – Defesa assina protocolo com Centro de Gestão de Estudos Estratégicos

Defesa assinou nessa quinta-feira um protocolo com Centro de Gestão de Estudos Estratégicos

 “No âmbito das Forças Armadas, o tema prospecção e Inteligência Tecnológica é uma importante ferramenta de suporte à pesquisa e ao desenvolvimento de novos Produtos de Defesa e à busca da Inovação”, afirmou o secretário de produtos de defesa

O Ministério da Defesa (MD) e o (CGEE), organização social que é supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), firmaram, nesta terça-feira (28 de março), um Protocolo de Intenções para cooperação técnica. O objetivo é realizar estudos e pesquisas de interesse mútuo, principalmente sobre temáticas referentes às políticas nacionais de Defesa e de Ciência, Tecnologia e Inovação e a sua interface com as demais Políticas Públicas.

O presidente do CGEE, Mariano Francisco Laplane, reforçou a importância de poder formalizar um trabalho de colaboração e aprendizado conjunto com o MD. “O entrosamento das equipes construírem valor nesse processo é um excelente ponto de partida”, disse Mariano.

As Forças Armadas, de forma independente, possuem núcleos que estão trabalhando, nestes últimos dois anos, no emprego de técnicas associadas à inteligência tecnológica. As ferramentas de inteligência estratégica ofertados pelo CGEE ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação aceleram processos sistemáticos de coleta, análise e disseminação de informações e poderão apoiar os processos de tomada de decisão das ICT militares.

Revista Sociedade Militar – MD