Articulistas

Carta para Boechat – Espaço do leitor / colaborador

Caro Boechat, boa noite.

Vendo o habeas corpus de Dirceu me lembrei de NORBERTO BOBBIO.

Este o Supremo e outros não podem chamar de jovens,  ou pertencente à República de Curitiba ou em busca de jogo pirotécnico em suas obras, ideais e valores.

Assim Ele fala da democracia ideal e da democracia real. A última das promessas não cumpridas ao povo. ELE diz que assim Grécia virou Roma e que o Iluminismo russo virou a Revolução Russa.

N. BOBBIO  diz que a única ligação entre o povo e o governo são os partidos políticos e nisto nós brasileiros estamos bem abandonados.  O SUPREMO entra quando Boobio cita: só o poder pode criar direitos e só o direito pode limitar o poder.

ASSIM, o direito dos largados nos hospitais sem atendimento, das crianças nos lixões, dos desempregados, dos que dormem nas calçadas, dos analfabetos, dos presos em locais superlotados, dos sem presente, sem passado e sem futuro, dos que pagam 50 de imposto por nada de segurança, saúde,  transporte etc.

Estes tem na democracia ideal seu sonho, sua esperança.

Porém, na minha visão de senso.comum as ações do Supremo, que devem ser cumpridas, obviamente, se aproximam da democracia real que tem se caracterizado por deixar o interesse da Nação em segundo plano em atenção a outros detalhes como prisão domiciliar,  demora no julgamento e que o Supremo é o Supremo em  Brasília.  

No senso comum o Supremo é o bem comum do povo.

A constituição brasileira, a chamada constituição cidadã diz , declara, determinabque todo poder emana do povo, porém nos brasileiros acordamos preocupados em saber qdo chegará o fim do poço, pois precisamos de justiça social e desenvolvimento o mais rápido possível.

Revista Sociedade Militar – Recebida de E. S. Muniz – Militar R1 da MB.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top