TALIBÃ – TRUMP oferece negociação para legitimidade política do grupo terrorista

TALIBÃ – Donald TRUMP oferece negociação para legitimidade política do grupo terrorista

taliban negociação com trump

O Departamento de ESTADO norte americano publicou nessa segunda-feira informações sobre o que chama de nova estratégia dos EUA para o sul da Ásia. Segundo o dpt. de DEFESA a nova estratégia exigira a integração e envolvimento diplomático do Paquistão, do Afeganistão e da Índia para criar as condições de estabilidade na região.

A nota diz: “Continuaremos a apoiar o governo afegão e as forças de segurança na luta contra os terroristas e para prevenir o restabelecimento dos refúgios de terroristas no país. Nossa nova estratégia rompe com abordagens anteriores que estabeleciam prazos artificiais baseados no calendário. Deixamos claro para o Talibã que eles não ganharão no campo de batalha. O Talibã tem uma via para a paz e a legitimidade política através de um acordo político negociado para acabar com a guerra. Estamos prontos para apoiar as conversações de paz entre o governo afegão e os talibãs sem condições prévias. Contamos com a comunidade internacional, particularmente os vizinhos do Afeganistão, para se juntar a nós para apoiar um grande processo de paz no Afeganistão.

O Paquistão sofreu muito com o terrorismo e pode ser um parceiro importante em nossos objetivos compartilhados de paz e estabilidade na região. Contamos com os paquistaneses para tomar medidas decisivas contra grupos militantes com base no seu país,  que constituem uma ameaça para a região. É vital para os interesses dos EUA que o Afeganistão e o Paquistão se acautelem contra  os santuários terroristas.

A Índia será um parceiro importante no esforço para garantir a paz e a estabilidade na região, e agradecemos seu papel no apoio à modernização política e econômica do Afeganistão.

Rex W. Tillerson / Secretário de Estado / Washington DC / 21 de agosto de 2017

Revista Sociedade Militar