O que significa FFAA? Abreviaturas militares.

O que significa FFAA? O termo FFAA, embora inexistente na língua portuguesa, ao longo dos últimos meses tem sido utilizado por civis para se referir às Forças Armadas Brasileiras.

O que significa FA? FA significa força armada.

Outras abreviações MILITARES

F amv significa força AEROMÓVEL

F aet significa FORÇA AEROTERRESTRE

FAR significa FORÇA DE AÇÃO RÁPIDA

FAZD significa FORÇA AÉREA DA ZONA DE DEFESA

FHE significa FORÇA DE HELICÓPTEROS

F NAV significa FORÇA NAVAL

Abreviaturas e questionamentos

Há muitos questionamentos sobre abreviaturas militares utilizadas em outras publicações que tratam de assuntos militares

As Forças Armadas brasileiras somente reconhecem a sigla FA e que em nosso idioma não se “dobra” as letras em abreviaturas e siglas. Segundo a ABNT, no Brasil as abreviaturas oficiais não fazem plural, muito menos siglas.

Imaginem só se alguém fosse escrever algo relacionado às sedes dos IBGE em todo o Brasil. Sería ridículo se fosse escrito: “estive em todos os IIBBGGEE do Brasil e entreguei o documento”.

COPACABANA 

A popularização do obvio equivoco sobre a sigla FA cresceu depois de uma manifestação em COPACABANA, faz mais de 4 anos, quando algumas faixas foram redigidas em inglês, pela UNEMFA (União das esposas dos militares das Forças Armadas), associação de esposas de militares. Estávamos em frente ao COPACABANA PALACE junto com membros da BANCADA MILITAR e outras associações.

Abaixo um pequeno extrato do manual de abreviaturas e de outros documentos oficiais. Contudo, todavia entretanto e lamentavelmente, sabemos que os MILITARÓLOGOS tentarão ainda discutir e provar que seu linguajar “aprendido” nas redes sociais está correto. Ok. lamentamos muito, CADA UM ESCREVE DA MANEIRA QUE DESEJAR. Mas, a nossa parte está feita e a resposta é dada depois de várias postagens feitas aqui da forma correta e perguntas realizadas sobre as mesmas no sentido de entender como se dirigir corretamente aos militares.

Quem carrega faixas com o texto “SOS FFAA” demonstra completo desconhecimento das abreviaturas utilizadas pelos militares do BRASIL. Reiteramos, no BRASIL não se “dobra” as letras em abreviaturas.

Os leitores cadastrados podem ver, caso desejem, a publicação completa na seção RESTRITA.

abreviaturas militaresNotem o termo FORÇAS ARMADAS, citado na MD33-M10,  e a maneira correta de abreviá-lo.

SnapCrab_NoName_2016-12-27_20-12-26_No-00

Testo da ESG

SnapCrab_NoName_2017-1-29_17-0-55_No-00

——————————-

Missão e ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO – EB20-MF10.101

SnapCrab_NoName_2017-1-29_17-13-13_No-00

Revista Sociedade Militar – O portal militar do BRASIL

Share Button

Comentários