Esta barato – 312 milhões de reais por novo Porta HELICÓPTEROS para a Marinha do Brasil

Um novo Porta HELICÓPTEROS para a Marinha do Brasil

Nos próximos dias a Marinha do Brasil inicia  o processo de aquisição de um grande navio, um porta helicópteros.

O Ministério da Defesa deu seu aval para que a Marinha inicie as negociações para aquisição do HMS Ocean, que é um navio de 21.500 toneladas, opera com 18 aeronaves e cerca de 450 militares. Porém, tem possibilidade de transportar cerca de 800 militares se assim for necessário.

O navio, que possui 20 anos em operação, no momento está em missão pela OTAN. O HMS Ocean tem capacidade de receber aviões de decolagem e pouso verticais. O custo estimado para a compra é de R$ 312 milhões.

A marinha inglesa vive um momento de contenção de despesas. O pessoal já foi reduzido de 36 mil para 31 mil militares. Mas, a Primeira Ministra Thereza May é bastante criticada por permitir a venda da embarcação, usada em várias operações humanitárias e considerada por muitos como essencial para as operações anfíbias da Royal Navy.

O HMS Ocean em final de novembro liderou a frota da OTAN em um exercício nas imediações da Grécia.

Críticos mencionam que seu valor atual estaria na casa dos 300 milhões de EUROS (cerca de 1 bilhão de reais) – muito acima do que o Brasil pretende pagar – principalmente por conta da grande reforma ocorrida em 2014, ao custo de 70 milhões de EUROS.

Revista Sociedade Militar

Share Button

Comentários