Articulistas

“espaço aéreo fechado no RIO”. Conversando sobre a mais nova fake news.

Conversando sobre a mais nova fake news: “espaço aéreo fechado no RIO”

Bom dia. Para alguns esse papo pode soar como absurdo. Mas, a verdade é que vez por outra assusta-nos o nível baixíssimo a que chegou a (in)capacidade de interpretação do quotidiano que hoje possui grande parte de nossa sociedade. Isso favorece – entre outros males – o surgimento de um gigantesco número de lideres idiotas que carregam após si verdadeiros exércitos de seguidores que não ousam usar sequer dois neurônios para colocar suas orientações em xeque.

Chega a ser surpreendente a vontade que alguns possuem de acreditar em notícias mentirosas. No início da noite dessa sexta-feira (19/05) recebemos questionamentos em tom alarmista sobre “espaço aéreo no RIO de janeiro TOTALMENTE fechado por ordem do Exército”. Quando fomos questionados sobre isso eu estava passando pela PONTE RIO NITERÓI – engarrafada – e era possível ver claramente a movimentação normal de aeronaves chegando e saindo do Aeroporto Santos Dumont. Acabara de passar pela linha vermelha… vi um avião aterrissar no GALEÃO.

Em seguida Cheguei em casa e de lá também podia ver no ar várias aeronaves que chegavam e partiam dos dois principais aeroportos da cidade.

Só em situações de verdadeiro caos se têm notícias de espaço aéreo totalmente fechado em uma cidade ou país, como ocorreu após os ataques ao WTC em Nova York. O que se tem vez por outra são restrições para aeronaves civis em determinadas regiões, mormente sobre comunidades onde se faz operações. Espaço aéreo fechado no RIO obviamente seria a principal notícia da noite de sexta em TODO O BRASIL.

Se por questões meteorológicas ou operacionais a INFRAERO restringisse pouso e decolagem em um dos dois maiores aeroportos da cidade ou ambos, isso não significaria “espaço aéreo” fechado no RIO. No Rio de janeiro há dezenas de aeroportos / heliportos e a INFRAERO não tem gestão alguma sobre espaço aéreo.

É preciso que a sociedade seja mais criteriosa, é preciso que cada um desenvolva em si capacidade de questionar o quotidiano para que não sejamos mais enganados tão facilmente. Basta olhar ao redor, fazer um pequeno exercício mental para que se perceba o viés verdadeiro ou falso da maior parte das notícias que chegam pelas redes sociais.

A partir da resposta que enviamos pelo twitter recebemos várias réplicas e tréplicas como: Mas, as aeronaves que estavam no céu tinham que pousar, mas pode ser só no Galeão, pode ser só na Barra, pode ser só em cima de favelas, mas fechou o Galeão pra pouso… Mas deu na TUPI… e o já tradicional “vocês são comunistas, melancias”.  

Repito, o questionamento foi:: “espaço aéreo no RIO de janeiro TOTALMENTE fechado por ordem do Exército”?

Recebemos um vídeo. No mesmo um rapaz em tom alarmista falava sobre o assunto e insinuava que era o início de algo maior. Há um grupo que por anos seguidos diz que a intervenção militar vai ocorrer amanhã, ou na semana que vem… Alguns já perceberam que sua cedibilidade está caindo e mudaram o discurso, dizem que a coisa toda estava planejada e que está acontecendo “secretamente”.

Na semana anterior uma visita de oficiais em curso ao SENADO, uma atividade de rotina em curso, foi “informada” como parte da “intervenção militar”. Uma visita a UERJ seria intervenção acontecendo!  

Alguns aparentemente ganham dinheiro pra isso / por isso. Eles viajam pelo Brasil todo à custa de seus seguidores. Chegam links de “lives” gravadas por pessoas que um dia estão em Brasília, outro em São Paulo e em outro até fora do país!

O que estranha é que mesmo após vários vídeos dando “informações” que nunca se concretizam as pessoas permanecem seguindo essas pessoas nas redes e youtube, é como se preferissem as notícias que lhes dão esperança, que causam prazer, mesmo que sejam mentirosas. Precisamos entender a realidade para então enfrentá-la com as armas corretas. Líderes que mascaram a realidade atrapalham muito.

Como mencionou o sapientíssimo Apóstolo Paulo, há mais de mil anos, existe uma busca por doutores que digam o que se quer ouvir, grande parte da nossa sociedade prefere viver num mundo fictício a enfrentar a realidade.

…tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” Apóstolo Paulo em 2ª carta pra Timóteo.

R.Augusto é Militar R1 – Cientista Social – Jornalista. Escreve para Revista Sociedade Militar e outros sites.

Veja: Idiotas úteis de DIREITA / O problema da DIREITA brasileira

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top