Wilson Witzel: Juiz federal e ex-fuzileiro naval é aposta do PSC para o Rio de Janeiro

Atualização em 08/10 — EX-MILITAR da Marinha do Brasil e EX-JUIZ, WILSON WITZEL é o protagonista de uma das viradas mais espetaculares vistas pelos eleitores do estado do Rio de Janeiro. Muitos ainda se perguntam, quem é Wilson Witzel afinal? Como conseguiu tal feito? Não se sabe ainda se o ex-juiz abocanhou os eleitores que “boiaram” com o veto da participação de GAROTINHO nas eleições ou se a estratégia usada pelo ex-magistrado de tocar de forma forte em problemas relacionados a segurança pública alavancou sua candidatura nos últimos dias. 

VEJA: FAKE NEWS contar WILSON WITZEL pode custar 100 mil reais a EDUARDO PAES


Wilson Witzel: Ex-juiz federal ficha limpa é aposta do PSC para o Governo do RJ. O pré-candidato  tem o combate à corrupção como prioridade e afirma que se eleito comandará diretamente a Segurança Pública

 “No Rio de Janeiro, bandido não terá mais vida mansa”. É assim que o ex-juiz federal Wilson Witzel resume uma de suas prioridades: o combate ao crime. Ele deixou a magistratura recentemente, em março, para se filiar ao PSC e se tornar o pré-candidato do partido ao Governo do Estado.

Ha alguns anos o juiz chegou a ser mencionado pela imprensa carioca por conta das seguidas ameaças de morte que obrigaram a adotar medidas de segurança para toda a família.

Nessa quarta-feita Witzel esteve reunido com alguns militares da Associação Bancada Militar, que também apoiarão seu projeto para o governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Bancada Militar e juiz witzel

Wilson afirma que, caso seja eleito, acabará com o cargo de secretário de Segurança e dará às polícias Civil e Militar o status de secretarias de governo. “Fui juiz criminal e não preciso de secretário para intermediar o comando da segurança. A ideia é integrar as polícias. Teremos um gabinete formado pelo chefe da Polícia Civil, o comandante da PM e o governador, que coordenará diretamente a segurança pública”, explica.

Ele pretende estruturar uma força-tarefa nos moldes da operação Lava-Jato, integrando polícias, Ministério Público e Judiciário para o combate ao crime organizado. “O Rio terá a Lava-Jato da Segurança, para que possamos ter resultados efetivos contra o crime. Só assim devolveremos a paz às famílias, à população do nosso Estado”, afirma.

Biografia –  Wilson Witzel é doutorando em Ciência Política, mestre em Processo Civil e professor de Direito Penal Econômico há mais de 20 anos, tendo passado por instituições como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É casado e pai de quatro filhos.

Nascido em Jundiaí, aos 19 anos mudou-se para o Rio, onde foi fuzileiro naval e defensor público. Ingressou na magistratura em 2001 e foi juiz federal por 17 anos, atuando em varas cíveis e criminais, inclusive no combate ao crime organizado. De 2014 a 2016, Wilson exerceu o cargo de presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).

Dados de Wilson Witzel na Marin, no TRE e na WIKIPEDIA.

Revista Sociedade Militar