Embaixador dos EUA: “Possuímos uma história comum e desfrutamos de um relacionamento rico… Estamos ansiosos para aprofundar nossa cooperação nos próximos anos.”

Embaixador dos EUA: “Possuímos uma história comum e desfrutamos de um relacionamento rico… Estamos ansiosos para aprofundar nossa cooperação nos próximos anos.”

Mensagem do Embaixador McKinley que termina nessa semana sua missão no BRASIL.

Minha temporada como embaixador aqui chegou ao fim. Tal me leva a refletir sobre os quase dois anos no Brasil e fico impressionado com o imenso prazer que minha esposa Fátima e eu tivemos em viajar por este grande e diversificado país, apreciando a rica cultura e a calorosa hospitalidade do povo brasileiro que conhecemos ao longo do caminho. Nós partimos sabendo que ainda há muita beleza no Brasil que falta descobrirmos.

Como as duas maiores democracias e economias do hemisfério, os Estados Unidos e o Brasil se unem para enfrentar os desafios globais e regionais mais urgentes do século XXI. Fátima e eu vimos em primeira mão a força de nossas parcerias em todas as regiões brasileiras onde estamos promovendo oportunidades educacionais para as próximas gerações, criando novos laços comerciais e tratando assuntos complexos com soluções inovadoras.

Juntos, lançamos um fórum bilateral sobre segurança dando maior ênfase à nossa já excelente cooperação na aplicação da lei. Esse fórum desenvolveu um mecanismo eficiente de combate ao crime organizado e transnacional além de muitos desafios modernos de segurança, como a segurança cibernética – uma prioridade máxima para os dois países.

Impulsionamos a parceria no espaço, ciência e tecnologia e na abordagem da crise na Venezuela durante a visita do vice-presidente Pence. Fortalecemos nosso compromisso com a segurança dos cidadãos e a colaboração na defesa. Facilitamos as viagens turísticas e de negócios com a assinatura do Acordo Céus Abertos e a abertura do novo consulado em Porto Alegre. Mais recentemente, a visita do nosso secretário de Saúde, Alex Azar, mostrou o excelente trabalho que desenvolvemos para lidar com doenças infecciosas e melhorar a saúde de nossos cidadãos.

Essas conquistas ressaltam a importância do relacionamento e do respeito mútuo entre nossos dois governos. A relevância das questões nas quais estamos envolvidos demonstra que compartilhamos valores comuns, respeito à democracia e aos direitos humanos, vínculos culturais e a determinação de aumentar as oportunidades econômicas para nossos povos. Somos parceiros naturais neste hemisfério e além.

Possuímos uma história comum e desfrutamos de um relacionamento rico, multifacetado e em constante evolução. Quase dois anos atrás, o povo americano elegeu um novo presidente. O Brasil agora também exerceu a tradição democrática de votar em seus próximos líderes e dará início a uma nova administração em janeiro. Estamos ansiosos para aprofundar nossa cooperação nos próximos anos.

Fátima e eu levamos conosco muitas lembranças do que vivenciamos aqui e tudo o que os Estados Unidos e o Brasil realizaram juntos. Ao retornarmos ao meu pais guardaremos para sempre as boas memórias do nosso tempo no Brasil.

O Brasil e os Estados Unidos construíram fortes laços e nossa relação perdurou nos últimos 200 anos. Permanecendo unidos, continuaremos a fortalecer os vínculos existentes e a desenvolver novas parcerias para enfrentar os desafios do amanhã.

Recebido por Revista Sociedade MilitarEmbaixada dos EUA no BRASIL