Brasil, Acima de Tudo¨ De onde vem a expressão utilizada pelo Presidente eleito do Brasil?

Brasil, Acima de Tudo¨ De onde vem a expressão utilizada pelo Presidente eleito do Brasil? Em 1969, a exatos 50 anos, nascia o grupo nacionalista, não xenófobo, ¨Centelha Nativista¨, cujo lema era ¨Brasil Acima de Tudo¨. O grupo, organizado, por jovens oficiais paraquedistas do Exército Brasileiro, tinha por objetivo debater e compreender a realidade da época da ¨guerra fria¨, fugindo de viezes ideológicos comunistas e das informações oficiais do governo.

O Centelha Nativista possuía ideias próprias como: manter a harmonia das classes através da distribuição de renda e estimular a iniciativa privada, promovendo os valores permanentes da nacionalidade, expressos nos objetivos nacionais. Como visão de futuro, enxergava que o Brasil deveria ser soberano, próspero e respeitado por todos os Estados e nações viabilizando, por meio de suas relações internacionais, a comunhão universal pela Paz.

O criador do lema, o então Capitão Valporto, anos depois, em 1985, o implementaria como sendo o brado de identidade dos soldados de elite da Força Terrestre do Brasil, os integrantes da Brigada de Infantaria Paraquedista. ¨BRASIL, ACIMA DE TUDO¨.

Clynson Oliveira, Ph D 

Publicado em Revista Sociedade Militar