Forças Armadas

FAMÍLIA MILITAR, MILITARES da ativa e reserva – Direitos sociais (Texto de Colaborador CMG Sobreira)


Imagem: Sargento protestando contra o salário família de 16 centavos por dependente

Fábula : a raposa e o corvo *1

     Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta idéia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:

-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.

Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro “Cróóó!” .

O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:

-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!

Moral: cuidado com quem muito elogia

     O ego é o maior inimigo da sociedade. Narciso é o exemplo, era único, seu ego era tudo.. Porém seguindo Rousseau *2, não pode o militar, os políticos eleitos por nossa classe, ultrapassarem a si mesmos pelo próximo e esquecerem dos seus e de si. Isto é um perigo real. Se nos colocarmos como instituição salvadora do Brasil e não defendermos nossos direitos é o fim, seremos o corvo acima citado. Todos são iguais perante a lei e Deus. Rousseau disse que meu caminho passa pelo outro.  Mas passa por mim também. Temos que manter os hospitais militares e bons convênios pela nossa saúde e de nossos familiares. Temos que ter um soldo compatível com a possibilidade de nossos filhos e netos estudarem em bons colégios, temos que ter condições financeiras de promover lazer e cultura para nossos filhos. E não é assim, atualmente…

      Recentemente um militar foi morar no interior do Ceará, como poderia ser no interior de São Paulo ou Rio de Janeiro. Tem que ter plano de saúde e bom. Se não morre por falta de meios de apoio. Um plano e saúde  bom para um idoso quer praça ou oficial custo 770 reais por pessoa antes dos 60 anos. Tem planos “baratos” mas você não passará da sala de primeiros  socorros.*3. Uma diária de UTI pode chegar a 25 mil reais por dia, isto em 2016.

       Todo dia vejo uma mãe em meu prédio levar os filhos adolescentes para um colégio integral.  O custo envolve o almoço das crianças. O custo por criança é um salário total  de Cabo. 4* Fortaleza tem os colégios que aprovam mais filhos para o ITA e IME. Você sabe quanto custa? Custa 2000 reais com almoço e tem pré-seleção. Você sabe qual é a porcentagem de alunos de escolas públicas convencionais que passam para o ITA e IME? Imagine…Zero. Assim como em Direito, Medicina  e Engenharia quantos passam a partir de escolas públicas convencionais? Quase zero. O Fies que se paga depois é uma solução, mas não é barato. Tem que se estudar e muito até para as nossas escolas militares quer de sargentos e oficiais.

       Outra coisa, algumas classes de funcionários públicos, até estaduais, com o aumento do Supremo já garantiram a curto, médio ou longo prazo um novo teto proporcional que chega a quase 40.000,00. Outra questão é que funcionários de nível médio tem bons salários, muito justo. Vários órgãos terceirizam atividades  que não são a atividades fim, baixando os custos. Em muitos setores o foco não é a estrutura, o foco é que o funcionário público bem remunerado e capaz exerça com eficiência sua atividade. Você entra em uma sala com vários funcionários, senta na frente dele, vê o processo, faz o requerimento, pega boleto… vai embora… Um computador e duas cadeiras…

      O salario inicial de nível médio em alguns setores e de nível superior são superiores ao teto de Coronel. Muito justo. O problema é nosso e não deles. Outras sociedades de economia mista, um funcionário ao se aposentar pode receber 400 mil reais….. Em 2015, o jornal o Globo nos participou  sobre a Petrobrás que: “Por diretor, a remuneração total proposta passaria de R$ 2,2 milhões para R$ 2,48 milhões anuais, uma alta de 12,9%. Esse valor inclui salários, bônus por desempenho, participação nos resultados, moradia, assistência à saúde, planos de previdência, INSS e FGTS *5. Em 2015 o valor mensal era de 200 mil reais aproximadamente.

      Agora alguns setores estão desenvolvendo o home office, assim certos funcionários só vão ao Local de Trabalho uma ou duas vezes por semana. De forma inteligente estão baixando os custos operacionais, usando o trabalho por computador.

      Nossa profissão é diferente, fizemos concursos e seleções para isto. Tenho vários funcionários públicos na família….alguns quando saem para trabalhar oramos para Deus o proteger devido o perigo da profissão,  outros durante trinta e muitos anos de serviço sempre saiu na mesma hora, sempre colocou o jantar das crianças, outro tinha uma atividade muito estressante pelas necessidades pessoais que o público alvo tem – falta saúde, muita carência financeira e educacional etc.  Alguns tem sindicato, outros tem associações, outros tem funções essenciais para o estado…

        Finalizando, temos que estar atentos, se teremos ou não que passar mais cinco anos proporcionais na ativa. Se acabaremos com a MP do mal. O importante é que façamos o melhor pela pátria, estejamos unidos com o povo, a favor da justiça e da verdade…..Mas não esqueçamos que envelhecemos e que nossos filhos precisam de um futuro construído com saúde, educação, boa alimentação, ética e um Deus poderoso. Saúde, educação, transporte e alimentação custa MUITO caro e vai custar caro por muito tempo ainda.

 Colaboração CMG FN RRM SOBREIRA         

*1. https://www.refletirpararefletir.com.br/fabulas-pequenas 

*2 https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/07/Narcisismo-na-obra-de-Rousseau.pdf 

*3  http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=29798.0

*4  http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/12/fortaleza-e-cidade-que-mais-aprova-no-vestibular-ita-2017.html

*5 http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/03/petrobras-propoe-reajuste-de-13-para-diretores-este-ano.html

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top