Almirante Craig S. Faller, do Comando SUL dos EUA, anuncia que GENERAL BRASILEIRO ainda em 2019 assume como vice-comandante de interoperabilidade do Exército Sul dos EUA, o primeiro oficial brasileiro a desempenhar esse papel

Almirante Faller, do Comando SUL dos EUA, anuncia que GENERAL BRASILEIRO ainda em 2019 assume como vice-comandante de interoperabilidade do Exército Sul dos EUA, o primeiro oficial brasileiro a desempenhar esse papel

Revista Sociedade Militar – DF.   Em extenso relatório apresentado nessa quinta-feira ao comitê sobre Forças Armadas do SENADO norte americano o Almirante CRAIG S. FALLER, chefe do Comando SUL dos Estados Unidos, forneceu para parlamentares dados detalhados sobre decisões, projetos e dificuldades enfrentadas pelas forças que compõem o USSOUTHCOM.

O Comando do Sul dos EUA (USSOUTHCOM) é um comando conjunto que integra exército, força aérea, marinha e guarda costeira dos Estados Unidos e  abrange 31 países e 16 possessões na América Central, América do Sul e o Caribe.

Faller, que na semana passada esteve na Colômbia, na região da fronteira com a Venezuela, menciona o Brasil seguidas vezes e destaca a presença ainda esse ano de um oficial general Brasileiro desempenhando o papel de vice-comandante de interoperabilidade do Exército SUL dos Estados Unidos da América. O almirante destacou também a ação de autoridades brasileiras que prenderam um membro importante do Hezbolah na fronteira Sul do Brasil.

Ameaças

O almirante identifica em seu relatório seis países considerados como ameaças à paz na região: “ Seis atores estatais (Rússia, China, Irã e seus aliados autoritários em Cuba, Nicarágua e Venezuela) constituem-se em um sistema de ameaças inter-relacionadas que desafiam a segurança de nossos parceiros e região”.

Faller diz ainda que muitos países estão começando a reconhecer a ameaça que é “hipotecar o seu futuro para a China”

“ A China utiliza práticas de empréstimos predatórios e não transparentes … implementadas em todo o mundo para exercer influência política e econômica … A China prometeu pelo menos US $ 150 bilhões em empréstimos para países do hemisfério SUL…  No entanto, muitos países estão começando a reconhecer as conseqüências a longo prazo de hipotecar seu futuro para a China…”

Parcerias

Disse: “Aliados e parceiros contribuíram para quase metade das apreensões bem-sucedidas de drogas creditadas à Força-Tarefa Interinstitucional do Sul (JIATF-S) no ano passado. Além de continuar a cooperação em áreas tradicionais como a manutenção da paz e combate às drogas, estamos construindo interoperabilidade para operações expedicionárias de ponta e em conjuntos de missão espacial e cibernética. No ano passado… a Colômbia tornou-se o primeiro parceiro global da OTAN na América Latina, … Ainda este ano, o Brasil enviará um General para servir como o próximo vice-comandante da Interoperabilidade do Exército Sul dos EUA, será o primeiro oficial brasileiro a servir neste papel.”

VEJA:  Sargento DEPUTADA esculacha deputados do PSL que não enfrentaram o PT na disputa pela presidência da ALERJ

Veja o relatório completo ABAIXO

Revista Sociedade Militar

SOUTHCOM_2019 Revista Socie… by on Scribd

Revista Sociedade Militar