Quartel do Exército se transforma em cooperativa de catadores no Rio de Janeiro

Quartel do Exército se transforma em cooperativa de catadores no Rio de Janeiro

O 1º DSUP – Primeiro depósito de suprimento – foi idealizado para ser o principal responsável pelo abastecimento do Exército Brasileiro no Estado do Rio de Janeiro. A imponente instituição foi criada em 1927 e estrategicamente implantada em Manguinhos, área central da cidade, nas proximidades de portos, ferrovias, vias movimentadas e centro comercial. O quartel serviu por muito tempo à força terrestre. Mas, a região no entorno se degradou e se tornou cercada de favelas perigosas, é praticamente dentro do  o chamado complexo do alemão, considerado como umas das regiões mais instáveis do país.

O 1º Depósito de Suprimento foi transferido, hoje funciona em outro local, das antigas instalações do Exército Brasileiro só resta um grande e sólido galpão e a lembrança de alguns moradores. Contam que era uma época de ouro, com segurança, “formavam homens de verdade” e crescimento do bairro, que nem de longe em aparência e segurança se assemelhava ao que existe agora.

O 1º DSUP  agora fica no ROCHA e nas instalações antigas – depois de algum tempo – foi construída a gigantesca Biblioteca Parque de Manguinhos.

A biblioteca foi inaugurada em 2010 e dos antigos prédios existentes resta apenas o imponente galpão onde ficavam armazenados os grãos e onde agora está sediada a Cooperativa JK de Manguinhos, liderada pelo esforçado Jorge Jesus em parceria com a ONG Sementes do Amanhã, dirigida por Cecília Pigossi, Emílio Alarcón e Carlos Augusto de Souza. 

O local é extremamente degradado, tem que estar sob cuidado e vigilância constante por causa da frequente invasão de viciados em Crack. Mas os administradores lutam para ali manter projetos sociais e tentam diuturnamente resgatar pessoas em situação de risco que habitam e transitam pelos arredores. O grupo – que recebeu a doação de alguns equipamentos de informática – está prestes a iniciar projetos ligados à musica e profissionalização.

Revista Sociedade Militar