No dia das Forças Armadas do Canadá, militares da ativa, reserva e reservistas usam seus uniformes nas ruas

Canadá – No dia das Forças Armadas militares da ativa, reserva e reservistas usam seus uniformes nas ruas e no trabalho

No primeiro domingo de junho é comemorado o dia das Forças Armadas canadenses. Nesse 2 de junho até em lojas e fabricas – com a permissão dos empresários – os cidadãos que são ou foram militares usaram seus uniformes como forma de homenagear as forças armadas e também uns aos outros, reforçando os laços que existem entre todos aqueles que um dia dedicaram parte de suas vidas à salvaguarda da segurança de seu país.

Se um evento desse acontecesse no Brasil certamente iria chamar muito a atenção, na medida em que além das centenas de milhares de militares de carreira, existem militares temporários e outras centenas de milhares de brasileiros de todas as idades que dedicaram parte de suas vidas para prestar o serviço militar inicial em uma das três forças armadas.

Em um comunicado enviado à mídia, o Major Jean-Pierre Coulombe, da Sede Sênior de Assuntos Públicos, a 2ª Divisão Canadense e a Força Força Tarefa Conjunta (Leste) disse que eles são encorajados a usar seus uniformes no trabalho, na escola e fazer suas atividades diárias.

Em 31 de maio de 2002, o então primeiro-ministro canadense, o liberal Jean Chrétien, proclamou que o Dia das Forças Canadenses seria celebrado no primeiro domingo de junho.

“O Canadá continua a figurar entre os países mais fortes e mais seguros do mundo, graças em grande parte aos sacrifícios dos soldados, marinheiros e aviadores que representam nosso país com orgulho e profissionalismo. Disse Major Coulombe em sua declaração.

Comemorado este ano em 2 de junho, o Dia das Forças Armadas do Canadá é uma oportunidade para homenagear aqueles que servem ou serviram orgulhosamente no Canadá e no exterior, bem como suas famílias.

Palavras do Primeiro Ministro canadense

O primeiro-ministro Justin Trudeau emitiu hoje a seguinte declaração no Dia das Forças Armadas do Canadá:

“Hoje, prestamos homenagem aos bravos membros das Forças Armadas do Canadá, do passado e do presente. Eles arriscam suas vidas para promover a estabilidade e a paz em todo o mundo e proteger os interesses e valores de nosso país. Aqueles que respondem ao chamado do serviço são dedicados, compassivos e enormemente generosos. Quer sejam usados em missões de combate, operações de paz ou socorro em desastres, eles incorporam nossos valores canadenses.”

Revista Sociedade Militar