Forças Armadas

Dicas / Militar – 4 opções de investimentos para a aposentadoria

Aplicar nos melhores investimentos pensando no longo prazo e na aposentadoria pode ajudar você a alcançar seus objetivos financeiros, como comprar uma casa, mais cedo e até enriquecer no meio do caminho. 

A seguir vou mostrar 4 opções de investimentos que você pode fazer durante sua vida e que pode se tornar a sua principal fonte de renda no futuro. 

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido para que pessoas físicas possam investir em títulos do governo através da internet. 

São várias modalidades de títulos existentes e que garantem uma rentabilidade maior que a inflação. Neste caso o melhor título é o que apresenta maior rentabilidade no longo prazo, o Tesouro IPCA. 

O Tesouro IPCA é ótimo para quem pensa no longo prazo e te garante um ganho real acima da inflação no vencimento, quanto maior o prazo mair a rentabilidade. 

A rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto sofrem tributação conforme a escala abaixo:

  • para aplicações com vencimentos em até 180 dias, a alíquota é de 22,5%
  • entre 181 e 360 dias, 20%;
  • acima de 360 dias até 720 dias, 17,5%;
  • acima de 720 dias, 15%.

Invista no tesouro direto com segurança, rentabilidade e custo ZERO, abra uma conta gratuita na XP Investimentos. 

LCIs e LCAs

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos emitidos pelos bancos a fim de captar recursos para investir no setor do agronegócio e setor imobiliário, respectivamente. 

A rentabilidade desses investimentos variam de acordo com o CDI, um índice de referência dos investimentos. Elas ficam em uma faixa de 80% a 90% do CDI, pagos pelos grandes bancos, e 90% a 100% nos bancos menores. 

A rentabilidade das LCIs e LCAs é livre de imposto de renda, ou seja, não precisa pagar imposto. Além da boa rentabilidade ela oferece segurança, pois é protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), caso o banco venha a falir, você tem a garantia de receber até 250 mil dos seus investimentos naquele banco. 

Você pode escolher dentre dezenas de títulos bancários e taxas diferentes investindo através de uma corretora. Uma corretora funciona como uma plataforma onde você tem acesso a centenas de produtos de investimentos diferentes.

Quer investir nos melhores títulos bancários com segurança e boa rentabilidade? abra sua conta na XP, é grátis!! 

Ações

Investir em ações de boas empresas e que distribuem bons lucros aos acionistas é uma ótima forma de investir para a aposentadoria.  Os maiores investidores hoje começaram investindo em ações muitos anos atrás.

Ações são investimentos de renda variável, ou seja, você não sabe quanto irá receber no futuro e nem tem garantia de lucro. Porém, caso você diversifique seu dinheiro em várias empresas, invista em empresas boas após fazer uma boa análise, as chances de você lucrar muito e alcançar seus objetivos financeiros são altas. 

Ações = Longo prazo, invista pensando para daqui a 10 anos, só invista se você tiver estômago para aguentar a volatilidade e souber exatamente o que está fazendo. 

Previdência Privada

Como uma poupança, o plano de previdência privada recebe do investidor depósitos que terão rentabilidade ao longo do tempo. O investimento pode ser feito de uma só vez, ou em várias parcelas, de acordo com a disponibilidade financeira que a pessoa tiver.

Esse é um investimento simples que possui duas fases distintas: de acumular e depois de resgatar.

Você faz um investimento inicial, configura aplicações mensais, escolhe um beneficiário e passa anos investindo. Essa é a fase de acumular.

Existem dois tipos de previdência privada, o  VGBL e o PGBL

No VGBL, o Imposto de Renda incide somente sobre a rentabilidade conquistada. Já no PGBL, essa incidência ocorre sobre o total que será resgatado. Porém, no PGBL, você pode ter seus aportes abatidos do Imposto de Renda, limitado a 12% da sua renda anual.

Em grandes bancos de varejo, você precisa pagar taxas pesadas que funcionam como âncoras para o seu patrimônio:

  • Taxa de custódia
  • Taxa de carregamento de entrada
  • Taxa de carregamento de saída
  • Taxa de administração para o banco

Investindo através de uma corretora, você só pagará a gestora do fundo. A maioria delas não cobra nenhuma taxa de custódia ou carregamento. 

Uma outra vantagem é a de poder fazer a portabilidade da sua previdência para qualquer outro fundo de previdência em qualquer instituição sem pagar qualquer tipo de taxa. 

Agora que viu este panorama sobre as opções de investimentos para aposentadoria, é hora de abrir conta em uma corretora e começar a investir. Acesse aqui e abra sua conta gratuita na XP Investimentos e conte com a melhor assessoria do mercado.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top