Forças Armadas

Aperto! Marinha dá prazo de 90 dias para que militares deixem de usar CELULAR em quartéis



A Revista Sociedade Militar recebeu informação de que a MARINHA do BRASIL já notificou oficialmente a tropa de que estaria atualizando as regras no que diz respeito ao uso de equipamentos eletrônicos dentro das Organizações Militares. Segundo informado, os MILITARES não poderão mais utilizar aparelhos telefônicos dentro dos quartéis e navios, o prazo para adaptação às regras seria de 90 dias.

Já circulam nas redes sociais prints de documentos onde a MARINHA estaria promovendo atualizações em publicações como a DGMM-0540, publicação ostensiva denominada: Normas de Tecnologia da Informação da Marinha.

Realmente o arrocho nas medidas de segurança pode ser visto como ação compreensível. Além da distração já conhecida que um aparelho telefônico mal utilizado pode causar no trabalho, o uso dos equipamentos de comunicação dentro de organizações militares já é visto com preocupação por militares de países mais desenvolvidos por vários fatores, entre eles a facilidade que os equipamentos tem de proporcionar a agentes externos as rotas mais utilizadas pelos militares dentro das instalações ou mesmo o percurso diariamente utilizado por um único individuo que seria monitorado por alguma razão. 

Há aproximadamente um ano o aplicativo de monitoramento de atividades físicas STRAVA se tornou assunto de discussões entre militares de todo o planeta depois que um estudante revelou suas implicações no que diz respeito ao monitoramento dos trajetos de militares dentro de locais restritos.

Veja: INTELIGÊNCIA – SEGURANÇA. Aplicativos para monitoramento de atividades físicas revelam rotina de militares 

Nathan Ruser é o nome do estudante universitário australiano de 20 anos que inicialmente levantou a questão. Ele acredita que os dados revelados pelo Strava em sua HEATMAP são um problema para a segurança de instalações militares. Para RUSER, embora a localização das bases militares seja normalmente bem conhecida, já que aparecem em imagens de satélites, o mapa de calor pode revelar quais as rotas mais usadas pelos soldados e até percursos que não aprecem em mapas públicos.

A Revista Sociedade Militar fez uma pesquisa e rapidamente conseguiu levantar o mapa de calor das instalações da Ilha das Cobras no RIO DE JANEIRO. Notem que o mapa de calor mostra exatamente o percurso mais utilizado pelos militares em atividades de educação física. O mapa de calor mostra também atividade intensa no percurso utilizado pelos militares que se exercitam no convés de voo do navio aeródromo São Paulo.

Notem ainda que o aplicativo revela o deslocamento de pessoas que estão nas BARCAS que fazem o trajeto RIO x NITERÓI, o que mostra que a coisa vai além dos momentos em que se pratica atividades físicas.

Veja: Exército DETERMINA FIM de PERFIS no TWITTER de Várias Organizações Militares e divulga regras para PERFIS PESSOAIS DE MILITARES

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top