Forças Armadas

Hospital Militar de Área – CIRURGIA MENOS INVASIVA PARA TRATAMENTO DE ANEURISMA É REALIZADA PELA PRIMEIRA VEZ NA AMÉRICA LATINA

São Paulo (SP) – Foi realizada no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), uma microcirurgia vascular intracraniana por via endonasal, para fechamento do aneurisma cerebral. É a primeira vez que este procedimento é realizado na América Latina.

O procedimento é feito sem a necessidade de cortes, que ocorrem no procedimento convencional e, em se tratando de paciente do sexo feminino, o fato de não precisar raspar a cabeça é, psicologicamente falando, menos traumático.

A utilização dessa técnica não deixa cicatrizes aparentes e a manipulação cerebral é mínima, o que promove uma recuperação mais rápida.

A cirurgia foi conduzida pelo Capitão Médico Paulo Porto, Chefe da Clínica de Neurocirurgia e Presidente da Comissão de Residência Médica (COREME), e pelo Dr. Leonardo Balsalobre, do Centro de ORL de São Paulo e Hospital Edmundo Vasconcelos. Acompanharam o procedimento o 1º Ten Med Rômulo e o Asp Of OMT Gonzales, ambos da equipe de neurocirurgia do HMASP. Poucos centros utilizam esta técnica no mundo, tendo sido divulgados apenas 30 casos.

No pós-operatório, a paciente foi submetida a um exame neurológico e respondeu muito bem. E, cerca de 20 dias depois, a equipe informou que a paciente ficou sem nenhum deficit neurológico.

Fonte: Hospital Militar de Área de São Paulo – Revista Sociedade Militar
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top