MARINHA. Sargentos Faroleiros. O processo de legalização da profissão está em andamento e oficiais hidrógrafos poderão ficar de fora.

 

MARINHA. Sargentos Faroleiros. O processo de legalização da profissão está andando e oficiais poderão ficar de fora.

Depois que a Revista Sociedademilitar Online, montedo.com e Força Militar de O Dia publicaram uma série de artigos sobre a profissão de faroleiro e as dificuldades para exercer a atividade no âmbito civil o processo se acelerou nos corredores da instituição responsável.

A profissão de hidrógrafo é diretamente ligada a atividade de sinalização náutica, porém, é uma atividade preliminar, haja vista que antes de instalar um sinal há necessidade de estudos detalhados para obtenção da profundidade dos canais navegáveis, amplitude maregráfica e outros fatores importantes. A Marinha parece finalmente considerar que a sinalização náutica em si, que basicamente é o posicionamento correto, operação e manutenção de bóias, faróis e faroletes, deve ser uma atividade executada exclusivamente por profissionais de Sinalização Náutica, e não por hidrógrafos, como eventualmente tem sido realizado.

Veja a reportagem de O Dia de 26 de janeiro de 2013.

Rio –  A disputa em torno da da sinalização náutica não para de ter mais elementos revelados. Como publicado aqui, a Portaria 870 do Ministério da Educação (em vigor desde 16 de julho de 2008) dá direito aos praças a oportunidade de prestarem esses serviços em portos privados.

Parecer da Secretaria do Conselho Técnico da Marinha sobre o assunto obtido esta semana pela Coluna, estabelece que apenas os Praças com a formação técnica ou Engenheiros das modalidades regulamentadas pela Resolução 1010 do Confea (de 22 de agosto de 2005) podem realizar o trabalho e descarta a possibilidade dos oficiais realizarem o trabalho.

“Estabelecer oficiais como Responsáveis Técnicos de Sinalização Náutica é criar o exercício ilegal da profissão, além de caracterizar falsidade ideológica”, avaliou um praça ao saber do parecer.

HIDRÓGRAFOS DE FORA – Na disputa pela possibilidade prestar serviços aos portos privados, alguns podem deixar a briga. Por determinação da Diretoria de Hidrografia e Navegação, o subitem 2 do capítulo 4 do texto da Norma da Marinha 17 deverá ser enviado ao Conselho Técnico para alteração. A modificação pretende tirar a possibilidade de Hidrógrafos, formados no curso de Hidrografia para Oficiais da Marinha, de realizarem a sinalização nos portos privados.

Artigo anterior denunciando o caso dos faroleiros.

https://sociedademilitar.com

Dados de DHN, O Dia e https://montedo.blogspot.com.br/ e Contribuição de SO RNR Monteiro.

Imagem extrato de Jornal O Dia de 26/01/2013 – Rio de Janeiro.

 

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Sociedade Militar