Atenção. IRAQUE pode se tornar uma “nova Síria”.

Atenção. IRAQUE pode se tornar uma “nova Síria”.

É obvio que não é isso que os americanos pretendiam. No entanto, um parlamentar iraquiano advertiu essa semana que o Iraque hoje toma um caminho decrescente no que diz respeito à democracia. Usama Al-Nujayfi disse em Washington que sua nação está numa espécie de encruzilhada. Ou o país se move em direção a uma verdadeira democracia, ou se move para um estado de caos generalizado.

O orador disse que a invasão americana que derrubou Saddan jogou o país em uma trajetória incerta, o Iraque precisa de compreensão e reconciliação entre os diversos grupos. Para Al-Nujayfi, os sunitas estão sendo marginalizados, muitas vezes contra eles são aplicadas forças letais por ordem do governo central, liderado por Nouri Al-Maliki, um xiita. Para o parlamentar a manutenção dos sunitas fora dos postos chaves do governo só aumenta a crise. Ex-membros do partido de Saddan Hussein também são proibidos de ocupar cargos importantes no governo.{jcomments on}

Para o parlamentar essa discriminação praticamente joga os sunitas nos braços dos terroristas, que tem ressurgido no país. Ele inclusive menciona o retorno da Al-Quaeda ao Iraque, que ja ajudou na invasão da cidade de Falluja. Sabe-se que a rede terrorista tem expressado apoio aos sunitas que cada vez mais tem se insurgido contra a discriminação. O braço da Al-quaeda que atua no Iraque também está presente na guerra da Síria.

O mundo tem de estar atento a essa situação.

https://sociedademilitar.com.br

Baseado em: https://www.c-spanvideo.org/program/InstIr 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar