MARINHA cada vez mais presente na AMAZÔNIA.

 

 

MARINHA CADA VEZ MAIS PRESENTE NA AMAZÔNIA.    

   Quem já navegou pelos rios de nossa imensidão verde sabe muito bem como são bem recebidas as embarcações da MB.  A presença da Marinha reforça nos habitantes o sentimento de que são brasileiros e de que ha alguém que se preocupa com eles. Com a variadade enorme de embarcações que possui e a habilidade de seus militares, já familiarizados com a condições adversas do local, a Marinha do Brasil tem conseguido alcançar as comiunidades mais entranhadas na floresta.

   Entre as diversas ações da nossa força naval na área pode-se destacar a implantação e manutenção dos faróis e boias, feita pelo serviço de Sinalização Náutica da Marinha, ligado a Diretoria de Hidrografia. Os sinais, que auxiliam os grandes navios a navegar nos intrincados caminhos da floresta, são também pontos de referência importantíssimos para os habitantes da região, e de forma anônima, silenciosa, livram as pequenas embarcações, que raramente possuem GPS ou radar, de se perderem na negritude da noite amazônica.

    Cerca de metade do território brasileiro está coberta pela floresta Amazônica, região de incomensuráveis recursos e de capital importância estratégica. Ao longo desse vasto território, de quase 5 milhões de Km2, correm os rios da maior bacia hidrografia do mundo, com 11 mil milhas (20,372 km) de vias navegáveis. O rio Amazonas, sozinho, representa um volume de água maior do que os dos rios Nilo, Mississipi e Yang-Tsé somados. Nascendo nos Andes, no extremo Oeste da América do sul, o Amazonas atravessa o continente, próximo à linha do equador, e deságua no oceano Atlântico, na altura de Belém, permitindo a navegação por embarcações de grande calado desde a cidade peruana de iquitos até sua foz, numa extensão de mais de 4 mil km.

     A presença da Marinha na região remonta ao ano de 1728 quando, por temor de incursões de piratas e colonizadores , foi criada a Divisão Naval do Norte, com sede em Santa Maria de Belém.Posteriormente, com a abertura da navegação do Rio Amazonas ás nações amigas, em 1868, foi criada a Flotilha do Amazonas, visando ao controle das vias interiores, Desde então,os navios da Marinha atuam na região na defesa da soberania e na integração nacionais, fazendo-se presente em todas as porções navegáveis dessa imensa rede hidrográfica. Os meios operativos regionais atualmente compreendem navios, helicópteros, lanchas e fuzileiros navais, tendo como sede Belém, no estado do Pará, e Manaus, no Estado do Amazonas.{jcomments on}

https://sociedademilitar.com.br

Dados de:  https://www.marinha.mil.br/atua%C3%A7%C3%A3o-na-amaz%C3%B4nia

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar