Presidente Dilma terá um General de três estrelas como segurança.

Presidente terá um General de três estrelas como segurança.

Chefe de segurança de Dilma será promovido a general

T. Monteiro – O general de brigada Marcos Antônio Amaro dos Santos será promovido ao posto de general de divisão e ganhará a terceira estrela nas promoções do dia 31 de março. O general Amaro será mantido no mesmo cargo, ou seja, continua como Secretário de Segurança da Presidência da República, responsável pela segurança pessoal da presidente Dilma Rousseff e de toda a sua família.

Com isso, Dilma segue uma mudança de conduta adotada pelo ex-presidente Lula, que estabelece que o chefe da segurança (cargo que era de coronel anteriormente) acompanhe o chefe de Nação durante todos os anos de seu governo. Antes eles ficavam apenas dois anos no cargo e eram substituídos sempre por outro coronel. Foi assim até o presidente Lula chegar.

O general Marcos Edson Gonçalves Dias chegou lá como coronel e saiu de lá com três estrelas, depois de duas promoções, sempre ao lado de Lula. Hoje, Gonçalves Dias, que perdeu o posto de comandante da 6ª Região Militar, em Salvador, para o qual foi nomeado quando Lula deixou o Planalto, depois de se confraternizar com PMs grevistas, está na reserva e agora é assessor na Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Promoções – Os nomes dos 85 militares que terão suas promoções publicadas no Diário Oficial do dia 31 de março foram apresentados pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, à presidente Dilma Rousseff, em despacho no Planalto, na tarde desta quinta-feira. São 46 promovidos no Exército, 25 na Aeronáutica e 14 na Marinha.

O nome para a promoção de Amaro, do posto de general de brigada para general de divisão, foi escolhido na última reunião do alto comando do Exército, realizada mês passado e levado hoje para ser chancelado pela presidente Dilma.

Junto com as promoções, algumas movimentações em comandos e chefias nas Forças Armadas. No Exército, o general Adhemar da Costa Machado Filho deixa o Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, onde estava há dois anos e assumirá a chefia do Estado Maior do Exército, segundo posto na hierarquia da Força.

A Amazônia, área considerada estratégica pelo governo, também terá novo comandante. Assumirá o posto o general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que receberá a quarta estrela em 31 de março. Ele substituirá o general Eduardo Villas Boas, que será o novo Comandante de Operações Terrestres (Coter), em Brasília.

A TARDE – Salvador. Estadão – São Paulo. Em: https://www.estadao.com.br/noticias/nacional,chefe-de-seguranca-de-dilma-sera-promovido-a-general,1145971,0.htm

{jcomments on}

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar