Terrorismo – Ameaças assimétricas – Ciclo de estudos no Rio de Janeiro

Estudos de capacitação na prevenção e enfrentamento das ameaças assimétricas e NBQRE.

No que diz respeito à segurança pública não pode haver tabus, todos os assuntos e variáveis tem que ser levados em consideração na avaliação, prevenção e enfrentamento das ameaças.

Ha apenas duas semanas publicamos o texto “Terrorismo no Brasil (1). Podemos tocar nesse assunto, ou é tabu?. Apos isso recebemos uma série de questionamentos e comentários sobre o assunto, não só da parte de profissionais ligados á segurança pública, mas também de cidadãos de outras categorias profissionais. Essa ampla participação leva-nos cada vez mais a acreditar que todos devem ser “convocados” para discutir o assunto, com aprofundamento adequado a cada esfera de ação e conhecimento, é obvio.

O próprio Departamento de Estado norte-americano ressalta que nenhum país tem capacidade de enfrentar o terrorismo sozinho. Diz ainda que esta ameaça não pode ser resolvida através do “poder militar” isolado; ao contrário, o problema requer uma abordagem abrangente, incluindo contínua troca de idéias e envolvimento com a comunidade internacional e local. Algumas colocações nos chamam a atenção em um dos relatórios do referido órgão: é necessário “construir vontade política“, “temos de capacitar líderes nacionais e locais para desafiar visões extremistas através de bem concebidos programas de treinamento” e “Devemos reconhecer o valor que pode ser acrescentado em parceria com atores não-tradicionais, como ONGs, fundações e empresas privadas…

Na terceira semana de abril o Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia – IBDC e a Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal – ADPF –Regional Rio de Janeiro, estarão realizado o “II CICLO DE ESTUDOS DE CAPACITAÇÃO NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DAS AMEAÇAS ASSIMÉTRICAS E NBQRE”.

Segundo informações prestadas pela administração do Ciclo de Estudos o número de pessoas mortas pelo terrorismo aumentou 80% em apenas um ano, de 2013 para 2014.

18.111 em 2013 / 32.658 em 2014.

O Boko Haram e Estado Islâmico foram responsáveis em conjunto por 51% de todas as fatalidades globais alegadas em 2014. O número de países que perderam mais de 500 vidas aumentou em 120%, chegando a 11 países. 78% das mortes e 57% de todos os ataques ocorreram em apenas cinco países: Afeganistão, Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria. O Iraque continua a ser o país mais afetado pelo terrorismo, com 9.929 fatalidades terroristas, a maior quantidade já registrada em um único país. A Nigéria experimentou o maior aumento em atividade terrorista, com 7.512 mortes em 2014, um aumento de mais de 300%, desde 2013.

“O terrorismo é eficaz porque inflige custo a todos, não apenas às vítimas diretas. O mais substancial desses custos indiretos é o medo de um ataque futuro surpresa, que poderá acarretar a destruição maciça e a perda de um grande número de vidas. E o pior, a possibilidade de um ataque nuclear não está descartado, tendo inclusive a Cúpula Sobre Segurança Nuclear se reunido em 31 de Março em Washington para tratar sobre possíveis ataques terroristas nucleares em cidades.

Em 2016 o Rio de Janeiro estará sediando as Olimpíadas, situação de grande preocupação para as autoridades na área de segurança e também sociedade, pois diante dos inúmeros casos de atentados ocorridos em outros países e dos grandes problemas que o Brasil enfrenta, colocou todos em alerta com a possibilidade de ações de grupos terroristas. “

O curso é considerado pelo Comando Militar do Leste e unidades de forças especiais como um dos mais completos e rígidos do Brasil. A jornada de estudos, além de apresentar uma perspectiva integrada do fenômeno terrorista visa principalmente capacitar e desenvolver competências adequadas à compreensão de modo que os alunos integrem e apliquem os conhecimentos adquiridos na avaliação dos riscos, segurança e ações estratégicas.

Nos períodos de 07 a 11 de Março foi formada a primeira turma com amplo sucesso, passando agora para a segunda turma que se inicia de 25 a 29 de Abril de 2016, no horário das 9h ás 18h30min, na Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto do Rio de Janeiro, sito á Avenida Rodrigues Alves, 81/3ºandar – Saúde – Rio de Janeiro-RJ

As inscrições estão abertas para a segunda turma. E podem ser realizadas pelo link https://www.sympla.com.br/ciclo-de-estudos-de-capacitacao-na-prevencao-e-enfrentamento-das-ameacas-assimetricas-e-nbqr__52631

Curso direcionado aos membros e agentes da: Policia Federal – Policia Civil – Policia Militar -Inspetores da Polícia Rodoviária Federal – Guarda Municipal – Receita Federal – Aduana- Marinha- Exército- Aeronáutica – Abin – Corpo de Bombeiros Militar – Agentes Penitenciários – Embaixadas – Consulados – Hospitais de referência em tratamento nuclear- Ministério Público Federal – Ministério Público Estadual – Segurança privada direcionada -Especialistas em defesa química, radiológica e nuclear – setores estratégicos como aeroportos, portos, Segurança privada – Magistrados – Procuradores da República – Promotores e Procuradores de Justiça entre outros.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar