Forças Armadas

Polêmica – Militares e questões político-partidárias. Cadetes podem ser punidas nos EUA.

Há apenas duas semanas da próxima promoção da academia de West Point, cadetes do sexo feminino podem ser punidas após divulgar uma fotografia em que posam com os punhos levantados.

A academia mantém uma tradição antiga, os militares são fotografados imitando poses de militares do passado. Contudo, nesse caso em especial, os militares da ativa interpretaram a imagem da jovens cadetes como uma alusão a movimentos politico-feministas como o Black Lives Matter, que usa o gesto de mãos levantadas e punhos fechados.

Nas redes sociais vários militares e civis defendem as cadetes, eles alegam que o punho levantado não foi um gesto com intenções políticas. Seria apenas um sinal de união e força de vontade, que nada tem a ver com ideais políticos.

Um especialista em direito militar, Greg Greiner, disse que as cadetes realmente podem estar em apuros. Segundo ele nem sempre a justiça militar leva em consideração apenas as intenções, mas trabalha também com ações, consequências e principalmente visando o exemplo para toda a comunidade militar.

“Minha experiência com a justiça militar e a forma como a disciplina é tratada, é que a intenção nem sempre importa 100 por cento”, disse ele. “Às vezes, as próprias ações são suficientes para trazer descrédito.”

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar