Segurança Pública

Exército – Perseguição à “VANGUARDA UNIDA PAULISTA”.  Militares em grande operação de SIMULAÇÃO de CAPTURA de milícia.

Perseguição à “VANGUARDA UNIDA PAULISTA”.  Exército faz grande operação de SIMULAÇÃO de CAPTURA de milícianos.

O Exército Brasileiro permanece ininterruptamente em adestramento e preparação para todas as situações possíveis. Um grande ação simulada de cerco e incursões ocorreu nos últimos dias em um bairro da Zona Rural de Pirassununga, no interior do estado de São Paulo e contou com a participação de cerca de 600 militares da Força de Atuação Estratégica (FAE) Anhanguera, da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L).

A movimentação das tropas iniciou ainda de madrugada. A Força de Atuação Estratégica Anhanguera acionou os efetivos de suas quatro Subunidades de Força de Atuação Estratégica, que estavam atuando em  Leme, Santa Cruz da Conceição, Analândia e Pirassununga.

Depois do cerco ser implementado os militares entraram no bairro a pé e em viaturas de reconhecimento e/ou  blindadas, como o Urutu, que veio do 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado.

A finalidade da operação foi simular a captura de líderes e colaboradores de milícia figurativa batizada de Vanguarda Unida Paulista. O exercício visava ainda a apreensão de armas, entorpecentes e munição.

O Estado-Maior da FAE Anhanguera acompanhou e monitorou as ações da operação de cerco e investimento de dentro da Viatura de Comando e Controle da 2ª Companhia de Comunicações Leve, onde tinham acesso ao Sistema Pacificador e a imagens de câmeras.

Segundo o Exército “Em uma situação real, a mobilização das tropas federais ocorreria mediante a homologação de uma Diretriz Presidencial, motivada por solicitação do Governador, para cooperação na manutenção da segurança pública regional, em face da insuficiência dos meios disponíveis.”

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar