Militares Leis e regulamentos

TEMER ASSINA a EXONERAÇÃO do General MOURÃO em EDIÇÃO EXTRA de Diário Oficial

O documento tramitou de forma surpreendentemente rápida pelos gabinetes de BRASÍLIA. Depois de passar pelo MINISTRO da DEFESA ainda no domingo a EXONERAÇÃO de HAMILTON MOURÃO chegou rapidamente em Michel TEMER, que é quem legalmente tem o direito de nomear / exonerar oficiais generais.

O presidente assinou o DECRETO nessa tarde de segunda-feira (11/12), quando o diário oficial já havia sido publicado. Pelo que fomos informados Temer queria que a coisa toda acontecesse rapidamente, por isso foi necessário uma edição EXTRA do diário oficial da União. O que confirma o que a Revista Sociedade Militar havia dito, que a exoneração do General de Exército Hamilton Martins Mourão foi muito mais do que um ato normal Ex-Officio, ou de serviço.

Seria muita ingenuidade acreditar que o General Mourão não sabe o que faz. É um homem experiente e sabe muito bem que suas declarações teriam consequências. Muitos militares acreditam que está se preparando para uma carreira política.  Em breve saberemos.

O presidente quer que rapidamente deixe de ser detentor de cargo chave no EB e mais, que não mais tenha voz nas reuniões do ALTO COMANDO do Exército Brasileiro, onde é um dos mais influentes…“, disse por telefone um militar à Revista Sociedade Militar

Michel TEMER normalmente é ponderado e discreto, o fato de ter publicado edição EXTRA de Diário Oficial, exonerando MOURÃO de forma sumária, com grande exposição pública e menos de 48 horas após a publicação da INFORMEX, pode soar como uma advertência / dissuasão para outros militares das Forças Armadas que poderiam seguir o exemplo do General Hamilton M. Mourão.

Mourão agora fica ADIDO à secretaria GERAL do Exército, provavelmente aguardando até que os documentos para a transferência para a reserva remunerada tramitem. Ele tem até março para deixar o serviço ativo.

A Revista Sociedade Militar conversou com mais alguns militares, na ATIVA e na RESERVA. Veja abaixo as opiniões

“[23:02, 11/12/2017]    … Foi uma espécie de punição sim… Medo disso se alastrar.. .soube que um coronel também foi punido… os comandantes estão com medo de perder o controle da tropa.”. Diz um sargento

… Talvez inicie como ministro no governo BOLSONARO, se este ganhar… ou quem sabe se candidate para cargo eletivo. Seus seguidores são tecnicamente os mesmos de BOLSONARO, assim não seria uma boa escolha para compor a chapa como vice, não agregaria votos… mais viável ser mencionado como possível Ministro da DEFESA ou JUSTIÇA…“, diz um subtenente.

“… não era necessário isso, um diário oficial unicamente para um DECRETO DE EXONERAÇÃO… até ontem parecia tudo normal, ex-officio mesmo. Mas a tramitação intempestiva e um DO EXTRA deu um ar de sanção à coisa, um destaque desnecessário. Em resumo, pra mim isso mostra que MICHEL TEMER queria mesmo intimidar possíveis seguidores desse oficial general”, disse um oficial da Marinha (EN) na reserva à  Revista Sociedade Militar.

[09:12, 12/12/2017]   … ele tem um posicionamento bem realista e pouco político), acho que foi a atitude menos pior a ser tomada. Certo ou errado, todos os regulamentos disciplinares são bem explícitos com relação a manifestações políticas/religiosas/ideológicas que possam causar desassossego, bem como com relação à manifestação pública sobre assuntos políticos. Embora concorde com cada vírgula falada por ele e, a despeito da antiguidade, incorreu em transgressão disciplinar. Como agravantes, é reincidente, o fez em público e teve repercussão enorme em uma fase em que todos os setores da sociedade estão flertando com o radicalismo. Não tomar uma atitude agora seria, a meu ver, perder a janela de oportunidade de deixar claro que: 1 o EB se pauta pela hierarquia e disciplina (e o presidente, queira ou não, é o mais antigo dos antigos) 2 o regulamento vale para praça, oficial e General. .. “. Diz um oficial da FAB.

Um oficial do EB (AMAN) diz: “[09:24, 12/12/2017] …A decisão de afastar o Gen Mourão partiu de uma reunião do Jungmann com o Gen Villas Boas. Decisão acertada, na minha opinião. O Gen Mourão será mais útil na casa da república… Mas ele falou merda. Não podia ter dito o que disse fardado. A 1ª o VB deixou passar, na 2ª ele tomou na cabeça. Achei justa a decisão.”

[09:34, 12/12/2017] … Está se cagando de medo e usou esse episódio para dar uma demonstração de força. quem me contrariar eu mando embora…  Deu um aviso… E o VB, ele ainda está no comando para segurar a tropa… Conheço um general médico, segundo ele os generais estão se saco cheio. Claro que alguns discordam… ” Disse um Suboficial da Marinha do Brasil

…  Exército, Força principal, que vem impedindo, pela simples ação de presença em todo o território nacional, que o caos se instale em nossa Pátria e tudo pare de funcionar definitivamente. Mourão é um homem inteligente e preparado. Quando decidiu divulgar suas corretas ideias, sabia quais seriam as consequências. Enquanto isso, é preciso que a Constituição seja respeitada e as leis sejam cumpridas. Quanto ao general, ele será o Ministro da Defesa de Jair Bolsonaro ou será eleito senador desta infeliz república. …Finalizando, eu peço aos meus irmãos de armas: mantenhamos a coesão das nossas Forças Armadas e não facilitemos a luta para o inimigo!… ” Não podemos citar o autor, que é OF (AMAN) – EB.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XIII, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 21, § 3º, do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 2.040, de 21 de outubro de 1996, resolve:

EXONERAR, ex officio, por necessidade do serviço, o General de Exército ANTONIO HAMILTON MARTINS MOURÃO, do Comando do Exército, do cargo de Secretário de Economia e Finanças, passando à situação de adido à Secretaria-Geral do Exército

Brasília, 11 de dezembro de 2017; 196º da Independência e
129º da República.
MICHEL TEMER
Raul Jungmann

Robson A.Dsilva – Militar R1 – Cientista Social – Revista Sociedade Militar

VEJA: MOURÃO “BOTA A CARA” e DIZ que TEMER NEGOCIA sua permanência na PRESIDÊNCIA 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar