POLÍCIA, BOMBEIROS, SEGURANÇA PÚBLICA, GUARDA MUNICIPAL

FORÇAS ARMADAS australianas – impossibilidade de verificar antecedentes, validar diplomas etc. — Itamarati diz que ha ACORDOS

A REVISTA SOCIEDADE MILITAR entrou em contato com o Itamarati e transmitiu os relatos de dificuldades e impedimento de candidatura de brasileiros a cargos nas forças armadas da Austrália por conta de alegada falta de acordos.  O ITAMARATI gentilmente respondeu e indicou os cartórios que realizariam esse processo. A resposta recebida indica o caminho para os voluntários validarem documentos ou – no mínimo – alegarem em seu processo de candidatura que existe um tratado de validação de documentos e que este deve ser respeitado.

Transcrição: Informamos que tanto o Brasil como a Austrália são partes da Convenção da Apostila da Haia, tratado  que tem o objetivo de agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 112 países signatários, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil. Assim, em princípio, um documento expedido no Brasil e apostilado junto a cartório autorizado, reúne as condições necessárias para ser aceito na Austrália. Para mais informações, consulte o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão brasileiro responsável pela aplicação da Convenção no Brasil:  https://www.cnj.jus.br/apostila. Nesse site também poderá ser encontrada a lista com os cartórios autorizados a prestar o serviço: https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia/cartorios-autorizados

A CONVENÇÃO DA APOSTILA DE HAIA: … A única formalidade que pode ser exigida para atestar a veracidade da assinatura, a qualidade e a autenticidade será o selo ou carimbo dado pela autoridade competente do país donde o documento é originário. Esta formalidade não pode ser exigida caso as leis, os regulamentos, os costumes que vigorem no país onde se celebrou o ato afaste, simplifique ou dispense o ato da legalização. …

lINK DE legalização de documentos itamarati – convenção de HAIA

———————————————————————————–

Brasileiros não são aceitos nas FORÇAS ARMADAS australianas por impossibilidade de verificar antecedentes, validar diplomas etc.

Marinha, Exército e Força Aérea da AUSTRÁLIA abriram nesse mês de fevereiro seu processo de contratação de ex-militares de todo o planeta. Entre as exigências está ser aprovado em teste de proficiência do idioma inglês, ter sido militar há menos de três anos e ter experiência comprovada nas funções atualmente necessárias às Forças Armadas australianas.

Os australianos buscam militares nas especialidades de: submarinistas, controlador de tráfego aéreo, mecânico, eletricistas, operador de forças especiais, operador de artilharia, médico, advogados, psicólogos, analista de inteligência, guerra eletrônica, capelão, engenheiro, operador de veículo blindado etc. Os salários são bastante atraentes e a Austrália oferece visto permanente, residência, facilidades para matrícula escolar etc.

A Revista Sociedade Militar publicou artigo no início de fevereiro explicando as condições propostas para que militares, oficiais ou praças, ex-militares ou militares da ativa de todo o planeta participem do processo de seleção conhecido como OVERSEAS.

Para entender melhor veja o Artigo: Exército AUSTRALIANO recruta estrangeiros com experiência militar

Todavia, infelizmente, os brasileiros que apresentaram seu currículo foram advertidos que serão VETADOS logo no início do processo pois o Brasil não teria um acordo que possibilite aos australianos realizar a verificação completa de antecedentes bem como comprovar o currículo apresentado pelos militares / ex-militares que se candidatam.

O texto recebido pelos candidatos brasileiros é o seguinte. E informa que por conta da impossibilidade de verificação de dados eles não poderão participar do processo.

The department of defense requieres ADF entrants to attain a security clearance appropriate te their avenue of entry. All members are to provide details for the tem years. A processo f background checks, collection of relevant information and, as required. Interviews enables the defense security authority to make na informed assessment of na applicant´s suitability for a security clearance. As Austrália does not currently have a security arrangement with Brasil, there is no guarantee thet the information provided for the security clearance can be valited.

Vários candidatos relataram à Revista Sociedade Militar que pretendem procurar o Ministério das Relações Exteriores e/ou a embaixada da Austrália no Brasil no sentido de resolver essa questão. A Revista Sociedade Militar entrou em contato com o Ministério das Relações exteriores consultando sobre a possibilidade de implementação de acordo ou intermediação da verificação de documentos, antecedentes, habilidades etc. Aguardamos a resposta.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar