POLÍCIA, BOMBEIROS, SEGURANÇA PÚBLICA, GUARDA MUNICIPAL

Marinha fecha compra de navio por 380 milhões de reais

Robson Augusto / Rio de Janeiro

Hoje, 19 de fevereiro de 2018, o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli, representando a Marinha de Guerra do Brasil, assinou o contrato de transferência do HMS “Ocean” junto às autoridades do Ministério da Defesa britânico. O valor aproximado da aquisição está na faixa dos 380 milhões de reais.

Tendo sido incorporado à Marinha Real (Royal Navy – RN) do Reino Unido em 1998, o HMS “Ocean” foi projetado para realizar operações anfíbias com helicópteros embarcados e com Tropas dos Royal Marines (Fuzileiros Navais britânicos), bem como para atender a missões de ajuda humanitária, como a que ocorreu em setembro de 2017, quando aquele Navio assistiu às populações Caribenhas que foram flageladas pela passagem do furacão “Irma

A marinha inglesa vive um momento de contenção de despesas. O pessoal já foi reduzido de 36 mil para 31 mil militares. Mas, a Primeira Ministra Thereza May é bastante criticada por permitir a venda da embarcação, usada em várias operações humanitárias e considerada por muitos como essencial para as operações anfíbias da Royal Navy.

O HMS Ocean em final de novembro liderou a frota da OTAN em um exercício nas imediações da Grécia.

Críticos mencionam que seu valor atual estaria na casa dos 300 milhões de EUROS (cerca de 1 bilhão de reais) – muito acima do que o Brasil acertou pagar – principalmente por conta da grande reforma ocorrida em 2014, ao custo de 70 milhões de EUROS.

Imagens Flickr Royal Navy

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar