POLÍCIA, BOMBEIROS, SEGURANÇA PÚBLICA, GUARDA MUNICIPAL

Agências oferecem financiamento para reportagens sobre violência POLICIAL e INTERVENÇÃO MILITAR

Agências oferecem financiamento para reportagens sobre violência POLICIAL e INTERVENÇÃO MILITAR

No Rio de janeiro, ainda antes de terminar o mês de maio de 2018, 51 policiais e centenas de civis já foram assassinados, vitimas de criminosos. Contudo, persiste a obsessão em dar ênfase à ideia de que a maior parte da violência ocorrida nas grandes cidade é culpa dos  policiais e não de criminosos. Insiste-se ainda em culpar a “herança da ditadura” e o caráter militar das polícias, com base na hierarquia e disciplina, pela maior parte dos problemas no enfrentamento do crime organizado.

Nesse mês de maio um consórcio de agências de notícias oferece financiamento para reportagens investigativas que falem sobre “Violência policial e Intervenção Militar”.  

A chamada para as inscrições, encontrada no site CONECTAS, diz: “… A lógica militarizada, autoritária e racista que impera na estrutura policial brasileira é fonte considerável de violações no Brasil. Quando apontamos tais falhas estruturais, não nos referimos à figura do policial, mas a uma política de Estado, herança da ditadura, mas ainda corroborada pelos governos democráticos. Chama a atenção a omissão e conivência dos órgãos de controle externo, como o Ministério Público, e o crescente uso das Forças Armadas em atribuições que são de natureza civil, como a Segurança Pública… 

A organização, como visto acima, já dá o “tom” das reportagens na chamada para a seleção. Resta ao profissional de imprensa apenas se submeter, caso contrário o projeto dificilmente será aprovado.

” uso das Forças Armadas em atribuições que são de natureza civil”

política de Estado, herança da ditadura”

A lógica militarizada, autoritária e racista que impera na estrutura policial brasileira é fonte considerável de violações”

A seleção de jornalistas e propostas de reportagens atualmente é divulgada pela Associação Brasileira de Imprensa, Agência Pública e Conectas

Revista Sociedade Militar – A Revista MILITAR com maior alcance no BRASIL

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar