Forças Armadas

Sangue. Ninguém é obrigado a apresentar DOADORES como condição para tratamento de familiar

Cuidado. Ninguém é obrigado a apresentar DOADORES de sangue como condição para tratamento de familiar

Imagem: Não pode haver imposição de se apresentar doadores

Ao longo de sua vida na caserna militares presenciam inúmeros casos de pessoas que chegam às portas das instituições militares em busca de doadores de sangue. Quase sempre estavam aflitas, algumas desesperadas.

Algumas alegavam que o paciente não poderia ser submetido a procedimentos médicos caso não fosse apresentado X número de doadores.

O Ministério Público Federal já chegou a abrir procedimentos investigatórios para apurar se há exigência de apresentação de comprovantes de doação de sangue como condição para realização de cirurgias.

Um dos procedimentos se iniciou a partir da seguinte denúncia:

É obvio que incentivamos a doação de sangue. Todavia, discordamos completamente da prática de submeter a família a uma imposição ilegal, justamente em momento complicado, onde todos estão em situação de fragilidade, envolvidos com despesas médicas, de transporte e cuidados com o doente.

Esse tipo de coisa gera mais despesas e constrangimentos, o desespero por ver o familiar receber o cuidado necessário pode gerar situações complicadas, como pagar pela doação.

Essa prática é ilegal e é preciso sim falar sobre isso.

Que se faça mais campanhas e se incentive legalmente a doação de sangue. Alguns estados já criaram incentivos como meia-entrada e isenção em concursos para doadores de sangue. E que não se submeta famílias em situação de fragilidade a esse trabalhoso processo de “arranjar doadores”.

R.A

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar