Notícias e Atualidades

Inteligência e Prevenção Criminal no Estado do Amazonas

A segurança pública é dever do estado e responsabilidade de todos. Neste sentido, a segurança pública deve ser assegurada ao cidadão através de ações preventivas da Polícia Militar do Estado. Esta, por sua vez, utiliza o mecanismo da Inteligência de Segurança Pública. Esta modalidade de inteligência tem a finalidade de proporcionar maior assertividade nas decisões dos gestores estaduais e federais.

Mais especificamente no caso do Amazonas, a inteligência atua de modo sistemático e permanente em ações de prevenção criminal, neste sentido, atua realizando análises criminais com foco e identificar locais com maiores índices de ocorrências delituosas, a saber: tráfico de drogas, roubos, furtos. Deste modo, há aplicação da inteligência no estado do Amazonas por parte da polícia militar.

Sua aplicação ocorre visando à compreensão dos setores com maiores índices de criminalidade. Assim, são feitas análises de inteligência de a fim de proporcionar ao gestor a possibilidade de ter sua decisão pautada em um conhecimento tratado por um profissional qualificado na área específica de produção do conhecimento.

Por fim, são elencados eixos temáticos que englobam um todo, que é inteligência de segurança pública, sempre priorizando a prevenção criminal tendo em vista que, quando ocorre a repressão de um delito, houve uma falha do Estado. Um ponto que merece destaque é a prevenção criminal, muitas vezes deixada de lado por não ser compreendida, pois como é possível medir quantos delitos foram evitados com a política de prevenção adotada? Assim, os analistas de inteligência têm a característica de resistência à frustração, por não mensurar a quantidade e prevenção que foi efetivada na parte operacional.

Autor: Maxwell Mesquita – Publicado em Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Maxwell Mesquita