Política Brasil

Com polícia negada, manifestantes querem exército como segurança no dia 15 de março

Algumas pessoas estão enviando e-mails e tweets para a Revista Sociedade Militar solicitando reenvio para membros do Ministério da Defesa. Alegam que a manifestação em Brasília, marcada para o dia 15 de março, poderá se tornar um caos se realmente o governador Ibaneis se recusar a fornecer policiamento. Em entrevista concedida a CBN o político disse que desaconselha o ato e que não fornecerá policiais.

Militares ouvidos pela RSM levantam a tese de que a declaração de que não fornecerá polícia seria um blefe do governador e que se realmente ele fizer isso e houver tumultos ele poderá ser responsabilizado criminalmente.

“Pela forma que está, todas as manifestações que reúnam mais de cem pessoas não terão alvará para funcionamento… A manifestação precisa de alvará, de policiamento, de toda a estrutura. É isso que está sendo ajustado”, disse para a revista VEJA o infectologista da Secretaria de Saúde do DF.

O Ministério da Justiça e Ministério da Defesa não se manifestou ainda sobre o assunto.

Em artigo publicado na Folha de São Paulo o virologista Paulo Zanotto diz que a melhor e mais eficaz estratégia nesse momento é o chamado distanciamento social. Narra que países que teimam em não agir rapidamente estão já sofrendo com a estagnação de seus sistemas de saúde. Singapura, Japão e Hong Kong, segundo ele, já conseguem controlar o vírus porque “interviram antes do crescimento exponencial”.

Para a BBC o especialista disse: ” É fundamental numa situação que nem essa é fazer o que chamamos de ‘achatar a curva’ (de crescimento do número de casos). O que os países que tiveram resultado positivo no combate ao coronavírus fizeram foi investir maciçamente em testagem… Ao mesmo tempo, implementaram o que chamaram de ‘intervenção não farmacêutica’, que basicamente é distanciamento social, impedindo que as pessoas estudem ou trabalhem juntas. Assim, conseguiram manter a curva de crescimento ‘achatada’.

A deputada Janaina Paschoal declarou em suas redes que os governos estão agindo politicamente e não tecnicamente, como deveriam fazer.

“O momento é agora. Eu acompanhei os gráficos dos outros países. Temos que tentar estancar a contaminação agora. Eu disse isso ao Governador. Ele disse que vai seguir o grupo que constituiu. A meu ver, o grupo está agindo politicamente e não tecnicamente.” Deputada Janaína Paschoal

Veja os dados do crescimento da contaminação em TEMPO REAL

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar