Geopolítica

O que significa UCRANIZAR, afinal. É crime usar esse termo, é incitação?

O que significa UCRANIZAR na política?

O que é UCRANIZAR uma situação? O que é “ucranização”?

Qual o significado de “ucranizar o Brasil”?

Um dos termos mais utilizados atualmente no que diz respeito a política é a palavra UCRANIZAR. A palavra, ainda que já utilizada pelos conservadores brasileiros há anos, foi usada recentemente pela ativista SARA WINTER e acabou despertando a atenção da grande mídia.

Não existe nenhum crime em utilizar o termo, trata-se apenas de algo recentemente criado na cultura online para definir uma ação.

Pra quem não sabe, o Brasil possui até um acordo de cooperação militar com a Ucrânia, o que obviamente não se reflete em compromisso de apoio em caso de um conflito, mas indica que há relações amistosas com a nação.

Para os ativistas de direita ou conservadores do Brasil o termo UCRANIZAR significa agir para acabar com o comunismo ou não deixar que militantes socialistas assumam o controle de uma determinada situação.

O termo remete à aversão ao comunismo que hoje existe na UCRÂNIA. No país as estatuas e monumentos que remetiam ao socialismo / comunismo foram completamente extirpados.

Na Ucrânia a apologia ao comunismo é considerada como crime. A lei contra o comunismo, como é chamada, foi aprovada em 2015 e em seguida foi contestada pela Rússia, mas uma nota divulgada pelo Ministério da Justiça da Ucrânia, que reafirmou a validade da lei, diz que: “O regime comunista, assim como o nazista, infligiu danos irreparáveis aos direitos humanos porque, durante sua existência, tinha controle total sobre a sociedade, promovendo perseguições e repressões por motivos políticos, além de violar suas obrigações internacionais e suas próprias constituições e leis”

No país Durante o processo chamado de “descomunização”, mais de 1.3 mil monumentos em homenagem a Lênin ou ícones comunistas foram destruídos ou retirados, cerca de 50 mil ruas, praças e avenidas foram rebatizadas  e quase mil cidades mudaram de nome.

Segundo militantes de direita do BRASIL, o significado de UCRANIZAR remete a uma postura de “radicalização contra o comunismo, se trata de a adotar um posicionamento firme contra praticas que visam implantar o socialismo / comunismo no país.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar