Notícias e Atualidades

Muito perto! Militar mais votado do Rio de Janeiro luta nas eleições com “tanque de guerra” e esquenta disputa

Resumo: Militar da Marinha, militar melhor votado no Rio de Janeiro. Tahim dá o mote da disputa eleitoral na cidade de Iguaba, militar termina na 2ª posição em Iguaba, Região dos Lagos carioca. Política, eleições e militares  – Texto 03, eleições 2020

“Uma escalada extremamente rápida”, é a frase que para muitos define a caminhada política do suboficial da Marinha, Washington Tahim. O militar saiu de um estado de quase completamente desconhecido há pouco mais de dois anos, assumindo com coragem o desafio de tentar construir uma “cabeça de praia” em Iguaba e termina a batalha eleitoral com mais de 31.3% dos votos em sua cidade, chegando assim muito perto da prefeitura e como o militar das Forças Armadas com melhor desempenho eleitoral no Estado do Rio de Janeiro em 2020.

Tahim conseguiu unir pessoas e resgatar na cidade o sentimento de patriotismo em torno da bandeira nacional, das cores verde e amarelo. Ao utilizar de forma inédita na cidade um carro alegórico, um “tanque de guerra”, que implicitamente remetia à segurança, instituições sólidas e valores cívicos, ele acabou chamando a atenção de toda a população. Sua carreata, com mais de 500 automóveis, à qual todos compareceram voluntariamente e sem distribuição de combustível, pelo que apuramos, entrou para a história como uma das maiores já ocorridas no município da Região dos Lagos carioca.

O candidato vencedor em Iguaba – Vantoil – prefeito atual, declarou nessa campanha recursos na ordem de 192 mil reais (*), o que equivale a aproximadamente R$ 16 reais por voto recebido. Washington Tahim, que como acima dito, ficou em segundo lugar, teve a disposição total de recursos na ordem de R$ 21 mil, o que equivale a pouco mais de 3.6 reais por voto.

Isso significa uma racionalização muito maior nos gastos por parte do suboficial. Sua despesa equivale a cerca de 5 vezes menos por cada voto obtido em relação ao que gastou o candidato vencedor, que possuía – destaco- toda a estrutura do Município, inclusive centenas de pessoas em cargos de confiança.

Não há dúvidas que Washington Tahim – militar das Forças Armadas melhor votado em todo o estado do Rio de Janeiro – seria eleito em primeiro lugar se fosse candidato a vereador na cidade. Ele conseguiu de fato esquentar a disputa. Sem a presença do suboficial, que ficou com 31.3% dos votos (5.704), o pleito para prefeito seria uma barbada para a atual administração, que seria reeleita praticamente sem resistência, já que – tirando Tahim – o somatório dos votos dos outros concorrentes é de somente 3% do total.

Conversamos com coordenadores de campanha e gente ligada ao processo eleitoral, alguns são da opinião de que o Staff do Presidente da República perdeu uma grande oportunidade de emplacar um prefeito militar e conservador em Iguaba Grande, cidade estratégica para que se conquiste eleitoralmente toda a Região dos Lagos e o Norte Fluminense.

Robson Augusto / Cientista Social, jornalista.
* Valores declarados como total de recursos recebidos no site do TSE/candidato.
#SociedadeMilitar

Revista Sociedade Militar

Veja: Sem investimento – A campanha dos militares das Forças Armadas na cidade do Rio de Janeiro

Veja: Resultado dos candidatos MILITARES em todo o Brasil / Eleições 2020

 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar