Notícias e Atualidades

Armas eficazes e perigosas do Exército Brasileiro — Arma 2 – O Foguete SS-40 G (guiado)

Armas muito perigosas do Exército Brasileiro

Nessa série iremos dissertar sobre armas eficazes usadas pelas Forças Armadas do BRASIL. A periculosidade é avaliada não só pelo alcance ou poder de destruição, mas também no que diz respeito à facilidade de uso e aplicabilidade nos diversos ambientes de batalha.


2 – O Foguete SS-40 G (guiado)

O Foguete SS-40 G (guiado) é uma modernização do conhecido Foguete SS-40 convencional, com redução de cerca de 75% do valor da área de dispersão atual. Para realizar a correção da trajetória foram acrescidos pequenas asas, na porção dianteira da munição, além de sensores e sistemas eletrônicos modernos.

A finalidade do desenvolvimento desta munição é diminuir a dispersão, favorecendo o emprego em áreas restritas e diminuindo os danos colaterais, mantendo a capacidade de saturação de área. Seu uso também proporcionará economia de munição e maior segurança às tropas amigas. O Foguete SS-40 G possui uma cabeça múltipla (MW – Multiple Warhead), com 20 submunições de 70 mm de efeito anticarro e antipessoal.

O alcance máximo de emprego é por volta de 33 km (ao nível do mar), em locais acima de 1.000 metros ele pode alcançar 40 quilômetros.

Calibre Nominal: 180 mm
Comprimento: 5010 mm
Peso: 197 kgf
Alcance Mínimo: 30 km
Guiamento: Autônomo (fire-and-forget), categoria GOLIS(Go-Onto-Location-In-Space), com referência terrestre baseada em centrais inerciais com fusão de dados de GPS e INS
Cabeça de Guerra: Múltipla com Submunições (MW)
Propelente: Sólido (Composite), estágio único

O foguete com a cabeça múltipla transportando submunições de 70 mm que quando ejetadas são programadas para cobrir uma vasta área de terreno, produz um efeito antipessoal significativo e também contra caros de combate. O AV-SS-40 transporta 20 submunições e seu alcance nominal varia de 16.600 a 33.600.

Clique e cONHEÇA O FOGUETE BRASILEIRO COM ALCANCe DE 300 Km

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar