Forças Armadas

Defesa concede acesso à informações SECRETAS no âmbito da Aeronáutica para empresas estrangeiras ligadas a armamento e tecnologia

Segurança, defesa, notícias militares. A PORTARIA N° 1.768, assinada em 19 DE ABRIL pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, homologou a Empresa SAAB SENSORES E SERVIÇOS BRASIL para acesso e armazenamento de informações classificadas até o grau de sigilo SECRETO.

A SAAB – mesma empresa que vendeu para o Brasil os caças GRIPEN – é sediada na Suécia, seu escritório principal fica em Bruxelas e tem contratos celebrados com instituições de diversos países. 

“governos, autoridades e corporações com produtos, serviços e soluções que vão desde defesa militar até segurança civil”

Questionamentos sobre o tratamento de informações secretas e possível vazamento para outros países e instituições, já que a empresa também presta serviço para outras nações, são respondidas com a seguinte afirmativa,( cláusula 24 do contrato entre o Brasil e a SAAB):

“Ambas as PARTES se comprometem a proteger toda Informação classificada como “sigilosa”, conforme definida no General Security Agreement (GSA) nº. Fö2009/1048/MFU, datado de 27 de março de 2014, celebrado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino da Suécia, que estabelece regras e procedimentos sobre a troca e proteção mútua de informação classificada como sigilosa.”

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar