Notícias e Atualidades

“Coquetel de Confraternização“ – Denúncia contra a MARINHA no Ministério Público Militar aponta falta de cuidado quanto à proteção da tropa

Notícias em jornais cariocas sobre aglomerações desnecessárias na Marinha do Brasil já se tornaram comuns, em abril O GLOBO publicou artigo sobre o CIAA, quartel situado na Penha – RJ.

A mais recente nota sobre falta de cuidado com os militares da força naval no que diz respeito ao Coronavírus foi publicada pelo jornal O DIA nessa terça-feira (11/05/2021). O jornal, em artigo acessado por mais de 250 mil pessoas, aponta uma série de irregularidades denunciadas por militares e – o que é pior e trágico – denuncia a morte de um militar que teria declarado que acreditava que se contaminou em “um coquetel de Confraternização dos Oficiais do Esquadrão de Manutenção da Marinha do Brasil na base…

A Revista Sociedade Militar teve acesso a outra denúncia sobre o caso, feita ao Ministério Público Militar em 10 de maio de 2021. A fonte, que obviamente será mantida no anonimato, diz que o Rancho da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia pode ser um grande foco de contaminação de Coronavírus.

“… nos obrigam a comer em um lugar, o Rancho Geral, que aglomera só na hora do almoço mais de 700 pessoas com cuidados primitivos, sem álcool em Gel, apenas álcool 46% para constar, sem Mão de Obra para deixar o ambiente desinfectado e com muita mais pessoas do que o aceitável, razoável e necessário em meio a uma Pandemia. Mais de 700 pessoas é muito mais do que o Essencial… “Como ocorreu o fato ou como o fato foi executado, com o máximo de detalhes e circunstâncias: Dois Fatos: 1 – Confraternizações com Aglomeração em meio a Pandemia. 2 – Rancho Geral com mais de 700 pessoas aglomerando por dia. Hoje, 10 de Maio de 2021, pela Manhã faleceu de COVID o Sargento Telles que estava servindo por ordem na Confraternização feita pelos Oficiais do Esquadrão de Manutenção – GAERNAV.  E mesmo assim os Militares do Complexo Aeronaval continuam fazendo confraternizações, aglomerando em meio à Pandemia. Nesse mesmo evento, segundo relato dos presentes havia um Oficial que dizia estar com COVID, mas que não estava sentindo “nada” então resolveu participar da Confraternização em Meio à Pandemia sem MÁSCARA como na foto. Um pleno ABSURDO…”

Para a mídia carioca a Marinha do Brasil explicou que: “Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia encontra-se vigilante e alinhada às orientações da sua Cadeia de Comando, bem como das autoridades sanitária, mantendo os protocolos exigidos, porém sem desmobilizar sua tropa…”

Abaixo, extrato do recibo da denúncia feita ao MPM nessa segunda-feira, 10 de maio de 2021.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar