Geopolítica

1 milhão de dólares! Serviço Secreto dos EUA oferece recompensa por informações sobre homem que invadiu sistema de distribuição de notícias corporativas

O esquema de Radchenko e Ieremenko concentrava-se em roubar relatórios anuais, trimestrais e atuais de empresas de capital aberto antes que os relatórios fossem divulgados. Muitos dos relatórios roubados continham informações relevantes não públicas sobre, entre outras coisas, os lucros das empresas. Radchenko e Ieremenko procuraram lucrar ilegalmente com o esquema vendendo o acesso às informações não públicas contidas nesses relatórios “ainda a serem” divulgados e negociando títulos das empresas antes que o público investidor tomasse conhecimento das mesmas informações.

Os crimes começaram em fevereiro de 2010 ou por volta dessa data, Oleksandr Vitalyevich Ieremenko e outros co-conspiradores montaram um esquema internacional de hackeamento e negociação fraudulenta invadindo redes de computador de agências de notícias ligadas ao mercado, como Marketwired, PR Newswire e Business Wire. De posse de informações e comunicados de imprensa antes da sua divulgação ao público Leremenko e seus comparsas acessaram mais de 150.000 lançamentos roubados e executaram negociações lucrativas.

Depois disso, em fevereiro de 2016, Ieremenko e outros hackers na Ucrânia foram recrutados por Artem Viacheslavovich Radchenko, que administrou os esforços criminosos do grupo para enriquecer por meio de um sofisticado esquema de fraude de títulos. Ieremenko invadiu com sucesso as redes de computadores da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e extraiu dados valiosos sobre os ganhos financeiros de empresas de capital aberto. 

O esquema de Ieremenko e Radchenko concentrava-se em roubar relatórios anuais, trimestrais e atuais de empresas de capital aberto antes que os relatórios fossem divulgados. Muitos dos relatórios roubados continham informações relevantes não públicas sobre, entre outras coisas, os lucros das empresas.

Em 15 de janeiro de 2019, um grande júri federal no Distrito de Nova Jersey acusou Ieremenko e Radchenko de conspiração para fraude em títulos, fraude eletrônica, conspiração para fraude eletrônica, fraude em computador e conspiração para fraude em computador.

A acusação está sendo conduzida pela Seção de Crimes Informáticos e Propriedade Intelectual do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e pelo Ministério Público dos Estados Unidos em Nova Jersey. 

O Departamento de Estado dos EUA está oferecendo uma recompensa de até US $ 1 milhão por informações que levem à prisão e / ou condenação de Radchenko e Ieremenko por participação no crime organizado transnacional.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar