Notícias e Atualidades

Exército vai criar VIDEO GAME para se conectar com a sociedade e divulgar seus valores junto ao público mais jovem

O serviço de comunicação social da força terrestre tem se revelado nos últimos anos como extremamente ágil e atualizado. De fato, pelo que se percebe, ter a opinião pública a seu favor e ciente do que realmente acontece na força é algo hoje visto como extremamente importante no Exército Brasileiro.

Para se ter uma idéia do poder que possui esse setor hoje junto à opinião pública basta uma olhada no alcance das principais redes sociais da força terrestre – Instagram, Facebook e Twitter – que hoje congregam mais de 6 milhões de seguidores.

A mais nova estratégia da força é o desenvolvimento de um videogame, o orçamento previsto é de quase 4 milhões de reais. 

Segundo portaria interna do exército, obtida pela Revista Sociedade Militar, a força acredita que há necessidade de buscar-se novas alternativas para aumentar a projeção da imagem, divulgação da cultura institucional e dos valores sobre os quais se sustentam os militares. 

Observa-se que, atualmente, a veiculação de informações no rádio e televisão apresenta relativa abrangência, uma vez que esses meios de comunicação divulgam seus programas em horários específicos. Daí a necessidade de se buscar alternativas para ampliar o alcance junto aos diversos públicos dos assuntos relacionados ao EB. Em uma sociedade altamente conectada, graças ao processo acelerado de transformação digital, os videogames deixaram de ser exclusividade de um nicho muito específico da população. Hoje, os jogos eletrônicos (games) são extremamente populares e, por isso, podem ser excelentes ferramentas para divulgação e popularização das estratégias, produtos e valores da Força. Diante do exposto, faz-se necessária a procura por essas mídias de interesse e, nesse contexto, o Projeto Missão Verde-Oliva apresenta-se como alternativa oportuna que pode proporcionar ao EB novos novos pontos de contato com a sociedade, principalmente o público jovem.

O desenvolvimento do game tem um orçamento previsto de 3.89 milhões de reais. No momento, pelo que se apurou, a força terrestre acredita que a contratação de empresa nacional especializada para o desenvolvimento, produção, integração, implementação e atualização do game constitui a opção mais viável, em virtude da ausência de expertise técnica no Exército Brasileiro no que diz respeito ao assunto.

A principio o projeto se chama Missão Verde Oliva e será um game de aventura desenrolado em um cenário que justifique o emprego militar, com missões a serem cumpridas, meios a serem utilizados e estratégia para que o jogador alcance objetivos definidos.

 

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar