Notícias e Atualidades

Associações de praças se posicionam pela liberdade de expressão e citam caso PAZUELLO – Militares que se posicionam contra o governo são sancionados.

“Entidades representativas de militares PM E BM defendem a liberdade de expressão, conferida a todos os cidadãos brasileiros, pela Constituição Federal, para criticar o que chamam de autoritarismo, praticado por integrantes do Governo de Alagoas, para investigar membros das corporações que se manifestam politicamente.”

A nota é do site GAZETAWEB.COM, ligado à TV GAZETA, do Estado de Alagoas.

No artigo o site transcreve situação ocorrida com uma sargento, de nome Stephany Domingos. A militar, na ativa, postou um vídeo nas redes sociais do momento em que se vacinou contra a Covid-19, onde defende a vacinação para todos os brasileiros.

A coisa acabou se transformando em um processo de apuração de transgressão disciplinar e o presidente da associação de praças local se manifestou dizendo que não pode-se ficar refém da “pirraça” dos governos e que as manifestações não podem sempre ser de acordo com a visão de mundo do governo. Uma tenente – coronel que criticou o governo também está sob investigação.

“Não podemos sofrer perseguições, nem ter o nosso direito cerceado de utilizar a liberdade de expressão, garantido constitucionalmente, em detrimento da pirraça política dos governos locais e o federal… Não somos propriedades do superior, do governador. Ele é detentor das ações governamentais. Cada cidadão tem o direito de se expressar livremente, com base no que preconiza a Constituição”.

O militar lembrou ainda do caso Pazuello, quando o oficial general deixou o Exército em situação constrangedora ao participar de um ato político junto de Jair Bolsonaro no Rio de janeiro. O general foi absolvido e a coisa foi avaliada como prejudicial a disciplina por muitos militares, incluindo alguns oficiais generais na reserva.

“No próprio Exército, que proíbe participação de militares da União em manifestações políticas, temos um general da ativa que fez parte do quadro do governo federal e que não poderia fazê-lo. O princípio da liberdade de expressão e do espaço político foi colocado para todos os cidadãos”

A coisa vai repercutindo bastante e na Assembléia Legislativa de Alagoas o deputado estadual – Ronaldo Medeiros (MDB) – lembrou que o comandante da Polícia Militar de Alagoas fez postagens pedindo votos para Jair Bolsonaro.

“O comandante que está perseguindo tem atitudes piores do que as que ele manda apurar. O coronel André Madeiro tem postagem nas redes sociais apoiando e pedindo voto para o presidente da República… Uma coisa é o militar de farda, outra é este mesmo cidadão numa praia. É preciso que o cidadão tenha a liberdade de ter opinião, desde que ela não macule a imagem de ninguém”

Revista Sociedade Militar

Dados de: https://www.gazetaweb.com/noticias/politica/associacoes-defendem-liberdade-de-expressao-politica-para-militares-de-alagoas/

Assembléia Legislativa de Alagoas

https://aspra-al.com.br/

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar