Forças Armadas

Militares estão entre as vítimas contumazes de golpes financeiros, vários participaram de manifestações a favor de Glaidson Acácio, suspeito de golpe preso no Rio de Janeiro

Uma queima de fogos e buzinas tocando durante vários minutos chamaram a atenção para uma passeara realizada nessa quinta-feira em Cabo Frio, o ato foi preparado por pessoas que acreditam que a prisão de Gladison Acácio dos Santos, consultor de investimentos em criptomoedas, foi injusta.

Sócio da G.A.S Consultoria e Bitcoins, Gladison foi preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira, a operação recolheu em sua residência mais de 13 milhões de reais em espécie e vários veículos de alto valor. Segundo a polícia, para não despertar a atenção, Glaidson Santos registrava a propriedade de todos os seus veículos em nome de “laranjas”

O investidor prometia a seus clientes lucros na ordem de 10% ao mês.

Ouvido pela Revista Sociedade Militar, J. Silva, especialista em investimentos ligado à XP, disse que esse retorno é impossível nas circunstâncias atuais.

Um abaixo-assinado online pedindo a libertação do ex-garçom Gladison Acácio, na manhã de 28 de agosto de 2021 já contava com mais de 38 mil assinaturas.

 

Para Artêmio Picanço, advogado especialista em crimes desse tipo, que publicou vídeo sobre o assunto em suas redes sociais (https://www.instagram.com/tv/CTDKzxdp8oK/), a reação quase sempre ocorre da mesma forma e o primeiro pensamento por parte das vítimas é a negação

primeira fase é a de negação e aquele depósito de esperança no negócio. Eu até entendo isso, porque são valores que estão ali da sua vida, pegam emprestado. E era cômodo também receber uma rentabilidade, as pessoas se acostumam, fazem seu planejamento com isso…”

Militares, vítimas fáceis

Manifestações de apoio a Gladison Acácio dos Santos são encontradas em redes sociais de  militares da reserva, o que demonstra que a categoria ainda não está completamente “vacinada” contra esse tipo de coisa. 

“Investiguem os Bancos, que podem estar por trás da prisão do Empresário de cripto moedas, devido a queda em investimentos, em poupança, por exemplo! Gladson ajudou centenas de pessoas …”

O deputado estadual carioca subtenente Bernardo, militar da reserva, publicou um vídeo em suas redes sociais onde diz que a prisão passa por racismo e discriminação.

“isso aí é porque ele é negro, preto, ninguém aceita que uma pessoa dessas possa subir na vida… O cara tem dinheiro em casa…o dinheiro é meu eu guardo onde eu quiser… milhões de pessoas estão a favor dele, estão achando que isso é covardia… parabéns garoto, continua ajudando os outros“

Bem recentemente manchetes em vários grandes portais mencionavam os militares como principais vítimas do chamado “casal ostentação”. A dupla Deia Campos Mesquita, 38 anos, e Wilber Mesquita Campos, aplicava golpes com base em empréstimos consignados. A RSM ouviu um suboficial da reserva, vítima do golpe dos consignados, ele relatou que ligava praticamente todos os dias para a empresa mas que não conseguiu reaver seu dinheiro.

Há alguns anos vários militares foram vítimas de outro esquema, dessa vez ligado à empresa Zeek Rewards, que foi interditada nos Estados Unidos, deixando milhares de “investidores” a ver navios.

Outra empresa que foi bastante popular entre militares das Forças Armadas, a Mister Colibri, também decepcionou muita gente na medida em que sua “moeda”, a LP, desvalorizou abruptamente. Muita gente então resolveu “investir em telefonia“, na Telexfree, que logo sofreu também uma interdição judicial.

Em Minas Gerais, em 2012, à semelhança do que houve semana passada em Cabo Frio, ocorreram protestos em apoio à empresa de esquema “ponzi” Mister Colibri. Um grupo de manifestantes se reuniu em frente a uma delegacia de Juiz De Fora, onde estavam sendo realizadas investigações contra a empresa.

Por coincidência, ou não, havia entre os manifestantes alguns “investidores” da cidade de Cabo Frio, RJ, conhecida hoje por ser sede de várias empresas de investimentos.

O governo norte americano, que assumiu a Zeek Rewards, está aos poucos devolvendo parte do dinheiro que “investidores aplicaram”. O link para informações sobre os golpes citados e cadastro para tentar reaver o dinheiro “investido” está no final do artigo.

Informações sobre e ZEEK REWARDS

Informações sobre a Mister Colibri

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar