Notícias e Atualidades

Estátua de João Cândido pode ser transferida. “ coloquem na Praça Mauá, em frente ao comando da Marinha”, sugere um leitor

Na quinta-feira passada, 18 de novembro, uma reunião entre membros de ativistas de movimentos negros e políticos cariocas discutiu a possibilidade de mudança de local da estátua de João Cândido para outro local com maior visibilidade. A discussão chega algumas semanas depois que o Senado, ignorando opinião contra da Marinha do Brasil, decidiu a favor da inclusão do nome de João Cândido, o Almirante Negro, no Livro dos Heróis da Pátria.

Atualmente o monumento, inaugurado inicialmente em 2007 dentro do museu do Catete e reinaugurado em 2008, sempre sem a presença oficial de representantes da Marinha do Brasil, se encontra na Praça XV, escondido por detrás de uma estação do VLT, onde praticamente passa despercebido da maioria dos transeuntes.

Ainda antes da instalação da estação do VLT a estátua já era considerada como “escondida”. Agora, com a construção do novo prédio, ela se encontra praticamente invisível e inacessível.

A Secretaria Municipal de Combate ao Racismo apresentou a vereadores cariocas a proposta de “reposicionamento da estátua do Marinheiro João Cândido para parte central da Praça XV”. Para Almir Aguiar, o local onde o monumento se encontra atualmente deixou a estátua ocultada pela construção da estação do VLT.

“Hoje tem uma barreira que as pessoas que transitam na estação, não observam a imagem do Almirante Negro, o líder da Revolta da Chibata que tem uma importância histórica relevante para o país, símbolo de resistência e da luta contra os maus tratos que os marinheiros negros sofriam na Marinha do Brasil”, enfatizou Almir.

A Revista Sociedade Militar, que tem como principais leitores os militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e pessoas interessadas na temática militar, apresenta abaixo uma lista de sugestões de novos locais para instalação do monumento.

Ouvimos alguns leitores por telefone, entre várias opiniões, um deles disse que a Estátua deveria ir para um lugar de destaque onde “realmente passa gente” e outro disse “ coloquem na Praça Mauá, em frente ao comando da Marinha” .

O resultado da pesquisa será encaminhado pela revista Sociedade Militar para a Secretaria Municipal de Combate ao Racismo. Por favor, compartilhe depois de votar.

Marque sua proposta preferida
[poll id=”15″]

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar