Forças Armadas

Comandante da Marinha diz que junto com Bolsonaro buscará compensação para quem ficou de fora da reestruturação das carreiras, diz ainda que os SUBOFICIAIS foram os maiores beneficiados

“Os generais tiveram menos que todo mundo…”

Às vésperas de uma manifestação de militares, marcada para a próxima quinta-feira no Rio de Janeiro (16/12), o Comandante da Marinha do Brasil, almirante Almir Garnier Santos, concedeu uma entrevista para a escola de guerra naval. Durante sua fala o almirante discorreu com destaque sobre a reestruturação das carreiras feita em 2019.

A entrevista foi veiculada em 9 de dezembro de 2021.

O assunto – apesar da sanção da lei ter ocorrido há quase de 2 anos – ainda está quente e é hoje o principal e gigantesco fator de insatisfação para grande parte da tropa na ativa e principalmente na reserva remunerada.

Muitos militares reclamam de que após a sanção de lei 13.954 os salários da cúpula das forças teria aumentado bastante, principalmente no que diz respeito ao adicional de habilitação, que para a categoria oficiais generais aumentou de 30% para 73% sobre os soldos.

Sobre o tema o almirante disse que a força naval passou a gastar menos com salário e que os oficiais generais foram na verdade os que “ganharam menos que todo mundo”.

“nós passamos a gastar menos dos cofres públicos com pagamento de pessoal… não foi um aumento puro e simples… o que foi feito ali foi valorizar aqueles que mais estudam, aqueles que mais tempo se dedicam à atividade profissional exclusiva da Marinha… os generais tiveram menos que todo mundo… ”

Durante a entrevista o Comandante da Marinha, ao responder questionamento, disse que os suboficiais foram os maiores beneficiados com a reestruturação das carreiras.

Muitos militares nas redes sociais discordam das colocações, alguns alegam que os suboficiais na verdade tiveram um aumento proporcional de cerca de 10%, bem menos do que os 73% apontados pelo almirante.

Militares reclamam nas redes sociais sobre a vedação ao número de “deslikes”, ou marcações “não gostei” no vídeo divulgado pela Escola de Guerra Naval. Contudo, essa informação não é mais controlada pelo administrador do canal. Segundo as novas regras do Youtube, nenhum usuário — exceto o responsável pelo conteúdo — poderá ver a quantidade de vezes que as pessoas marcaram o vídeo com o “Não gostei”.

Comentários de graduados sobre a entrevista, a maioria em tom de crítica e reclamações relacionadas à reestruturação

“Nem todo estoque do Brasil de óleo de peroba dá conta…”

” Excelente! Chegamos ao entendimento de como deve ser a nossa MB que sempre sonhamos. …

“Entrevista muito elucidativa, como membro da força me sinto bem informado com essas iniciativas nas diversas mídias sociais a serviço da MB; muitas vezes, mesmo sendo da MB, ficava sabendo de assuntos relativos a MB pela imprensa, agora tem melhorado significativamente as informações a todos, tanto interno quanto ao público externo. Parabéns BZ. Viva a minha a sua a nossa Marinha do Brasil.

Senhor comandante, espero que o senhor venha realmente estar no mesmo barco que nós graduados, porque de 2001 a 2019, os militares que muito fizeram pela nossa grandiosa marinha hoje sofre com está lei do mau, sou veterano e muito dei muito me sacrifique por está casa, e a meritocracia que tanto o senhor fala sabe que nós da lacuna estamos passando, isso é se realmente o senhor sabe o quanto fomos (graduados) prejudicado fiz todos os cursos que disponibilizaram na marinha para a carreira, e os altos estudos que já existia não foi disponibilizado em tempo hábil, com isso nós dá lacuna fomos por demais prejudicados!”

“Fica difícil , acreditar no que o senhor falou !, Meritocracia na marinha o curso de altos estudos para praças só foi criado ano passado , fico envergonhado em ver o comandante da marinha dizer que baixaram os gastos da folha ,sem prejudicar ninguém , e que os graduados foram lembrados , as viúvas e filhas pensionistas dos comandantes não sofreram desoneração dos seus pagamentos mas já a dos praças muitas estão com seus vencimentos diminuídos , que vergonha em ver esse vídeo , infelizmente me mandaram o link e eu assitir ele todo ,parabéns almirantado uma plataforma para contar mentiras sobre essa lei de meritocracia ,parabéns ! Vocês só confirmaram o que já é de conhecimento de todos dês dos 28% da época que só os senhores receberam ,mais uma vez parabéns pelo canal !”

“Quando será que os praças da reserva estarão no mesmo barco comandante???? Pois com a lei 13.954/19 ficaram de fora… ficaram pra trás… “

” … Estou procurando o reajuste de 73% no meu holerite e ainda não encontrei…Fui prejudicado com a MP2215 e agora com a lei 13954. As pensionistas dos praças bancaram a reestruturação dos oficiais.”

“… Eu sou sub e não recebi esses 73%, fui sempre disciplinado e nunca imaginei que seria classificado como alguém que faria parte dos negligentes, desde 2009 os cursos de alto estudos já existia mais a marinha não disponibilizou para que eu e meus pares pudéssemos fazer!”

Durante a entrevista o oficial general diz que as autoridades buscarão “assim que houver uma chance, de fazer alguma compensação…

Veja trechos importantes da entrevista publicada pela EGN

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar