Política Brasil

Marinha redistribui efetivo de OFICIAIS, força tem proporcionalmente menos almirantes que outras marinhas

O Presidente da República editou o DECRETO Nº 10.884, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2021, se trata de um documento que regula o efetivo de oficiais no serviço ativo da Marinha do Brasil.

A norma estabelece algumas mudanças não tão grandes, como o aumento de 34 para 45 no número de oficiais superiores temporários na força naval e de 624 para 639 no número de capitães de mar e guerra.

A quantidade de oficiais generais, que na Marinha são os almirantes  – apesar das críticas – na verdade, como veremos a seguir, está proporcionalmente abaixo de algumas marinhas tradicionais, como a Marinha Real da Inglaterra.

Na Inglaterra, de onde herdamos a tradicional volta de Nelson usada por nossos oficiais, existem 33 mil militares na marinha, com 34 almirantes no comando. Portanto, há 1 almirante para cada 980 militares.

Por aqui, como vimos acima, são 86 almirantes no serviço ativo. Temos 1 almirante de esquadra no Corpo de Fuzileiros Navais e 7 almirantes de esquadra na Armada.

Como temos 160 mil militares na força naval, a proporção é de aproximadamente 1 oficial general para cada grupo de 1.860 militares no serviço ativo.

Se no Brasil seguíssemos a proporção usada na Inglaterra, de onde herdamos muitas tradições, hoje teríamos cerca de 163 almirantes, o dobro do que possuímos agora.

Revista Sociedade Militar

Dados

https://www.plymouthherald.co.uk/news/uk-world-news/royal-navy-now-more-admirals-2605063

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar