Notícias e Atualidades

Preparação para ação. Exército em treinamento recente simulou MST, MIDIA NINJA e PT. Esquerda, irritada, prepara solicitação de explicações

Os questionamentos enviados ao Ministério da Defesa são interessantes. Parlamentares de esquerda querem saber a motivação do Exército para criar um grande adestramento que na sua visão teria simulado as situações que  antecederam o início da revolução militar de 1964.

Na visão de parlamentares, além de alusões óbvias a partidos e movimentos brasileiros, a apresentação do exercício também teria simulado figuras reais de deputadas e lideranças políticas de esquerda. A imprensa também é caracterizada no exercício, que teria descrito as ações de disseminação de vídeos e imagens nas redes sociais por parte da “Mídia Samurai”, que seria uma emulação da conhecida MIDIA NINJA.

Segundo o texto da reclamação, que deve ainda ser enviada para o Ministério da Defesa, seria alarmante e inconstitucional a execução desse tipo de ação.

“inconstitucional e alarmante que os inimigos a serem combatidos no treinamento para as Forças Especiais do Exército brasileiro sejam caracterizados como movimentos sociais e organizações de esquerda. A narrativa remonta à retórica que justificou o golpe de 1964 e as atrocidades da ditadura que se instaurou, vinculando a esquerda e a imprensa a inimigos fictícios e treinando os militares brasileiros a combatê-las.”

Algumas das solicitações que foram enviadas oficialmente pela Câmara dos Deputados

1. O Exército reconhece a simulação descrita nos documentos obtidos pelo The
Intercept Brasil denominada Operação Mantiqueira? Ela de fato foi realizada?

2. Solicitam-se cópias integrais do documento ANEXO A – INTELIGENCIA O Op 1º BFEsp (FT OpEsp CAVEIRA) – Rfr: Crt VIRGÍNIA, ITAJUBÁ, DELFIM MOREIRA, LORENA (1/50.000) e de todos os relatórios, notas técnicas,
pareceres, memorandos, atas de reuniões, e-mails, despachos, estudos e qualquer outro documento relacionado à Operação Mantiqueira e qualquer outro exercício de treinamento com simulação de inimigos internos realizados desde o início de 2019. Em caso de classificação de informação, solicitam-se cópias dos Termos de Classificação de Informação (TCI) correspondentes.

3. O “Exército de Libertação do Povo Brasaniano” citado no anexo é uma referência ao Exército de Libertação Nacional da Colômbia?

4. O “Partido dos Operários” citado no anexo é uma referência ao Partido dos Trabalhadores?

5. O “MLT – Movimento de Luta pela Terra” citado no anexo é uma referência ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)?

6. A “Mídia Samurai” citada no anexo é uma referência à Mídia Ninja?

7. O personagem “Pedro João Cavalero” citado no anexo é uma referência à João Pedro Stédile, do MST?

8. A personagem “Deputada Estadual Erica Ericsson” citada no anexo é uma referência às parlamentares Erica Hilton e Erica Malunguinho?

9. Por que simular uma simulação cuja narrativa remonta à retórica que justificou o golpe de 1964? O Exército trabalha com hipóteses em que a situação descrita no exercício seja iminente na atualidade?

10.Por que o Exército realiza um exercício de combate a supostos inimigos internos, que foge de seu escopo de atuação?

11.O Exército já realizou exercícios similares simulando o combate a inimigos internos de ideologia e escopos diversos, tais como milícias e grupos de extermínio em periferias de grandes cidades, ou radicais de direita infiltrados em movimentos reivindicatórios, como o dos caminhoneiros – dois fenômenos reais do Brasil contemporâneo?

12.Qual a relação organizacional e histórica entre o atual Batalhão de Forças Especiais e o DOI (Destacamento de Operações de Inteligência) e os Codi (Centros de Operações de Defesa Interna) da ditadura militar? Qual a função exata das Forças Especiais no organograma atual do Exército?

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar