Forças Armadas

Furto contra estátua de João Cândido – Escondido em um “canto” da Praça XV, monumento é alvo fácil de marginais

Nessa manhã de terça-feira alguns jornais cariocas publicaram notas sobre vandalismo em alguns monumentos cariocas, entre eles está a estátua em homenagem aos marinheiros que se insurgiram contra os castigos físicos ilegalmente aplicados na Marinha do Brasil ainda no início do século XX.

Odiada pela cúpula da Marinha do Brasil, a estátua de João Cândido hoje está um canto da Praça XV. Escondida por detrás da estação do VLT o local é praticamente impossível de ser avistado por alguma patrulha de policiamento ostensivo que esteja na região durante a noite. Em enquete realizada há cerca de um mês, militares da marinha do Brasil sugeriram a mudança de localização do monumento para um local de destaque na região da Praça Mauá, onde pode ser vista por turistas e moradores da cidade, nas proximidades do MAR e do Museu do Amanhã, local bastante frequentado por marinheiros.

A plana de bronze do monumento foi furtada, veja a nota em BANDNEWS.COM.BR

“Mais uma estátua da cidade do Rio é alvo da ação de vândalos. Dessa vez, o monumento em homenagem ao Almirante Negro João Cândido, localizado na Praça XV, no Centro, teve sua placa furtada.

A Secretaria Municipal de Conservação informou que está sendo feito o orçamento para a substituição da peça. A pasta disse ainda que a estátua está incluída no programa regular de manutenção feita pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, mas assim como outros monumentos da cidade, sofre com a ação de vândalos.”

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar