Fact checking - Militar e política

FORÇA AÉREA nega exigência de “nada consta” para recadastramento – Fact checking


É mentira

Na última semana de janeiro circulou nas redes sociais uma “informação” que dizia que militares da Aeronáutica na reserva e pensionistas precisavam apresentar um “nada consta” referente a processos na justiça como condição para o recadastramento anual, também conhecido como prova de vida.

Muitos militares compartilharam a mensagem e reclamaram da situação antes mesmo de realizar a necessária verificação.

 

A Revista Sociedade Militar questionou oficialmente a Aeronáutica.  A força informou que a mensagem é falsa.

” COMANDO DA AERONÁUTICA / Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

… Sobre a solicitação em comento, cumpre-nos informar que não há exigências de “nada consta” para prova de vida dos veteranos, aposentados e pensionistas, podendo inclusive ser realizada pelo Portal do Militar, remotamente, pela modalidade on-line, ou por meio do aplicativo Gov.br.

Serviço de Informações ao Cidadão / Centro de Comunicação Social da Aeronáutica… “

 

Questionamento enviado oficialmente para a FAB

Boa tarde, recebemos informação por meio de redes sociais que narra que o serviço de inativos na Base Aérea de Manaus estaria exigindo, ilegalmente, como condição para o recadastramento de militares / prova de vida, os “nada consta” ou certidões emitidos pelas justiças Militar, estadual e federal. O documento citado como base seria o Ofício 409/AJUR/5646 da SEFA, de 11 DE NOVEMBRO DE 2021. Solicitamos as seguintes informações: 1 – Esse procedimento, se de fato existe, é um condicionante para o recadastramento (prova de vida) do militar? 2 – Esse procedimento é exigido de todos os militares ou só dos que respondem a processo criminal? 3 – Existe procedimento similar aplicado aos OFICIAIS DA RESERVA REMUNERADA ou a apresentação dos “nada consta” só é exigida de graduados? 5 – Esse procedimento é aplicado em todos os locais do Brasil onde a FAB realiza recadastramento de militares inativos? Em anexo documento / “print” recebido. Agradeço antecipadamente pelas informações. Att, Robson Augusto

#FAKEMILITAR #BIZUFURADO

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar