Notícias e Atualidades

Marinha – Denúncia aponta que força serve diariamente macarrão com salsicha para SOLDADOS enquanto a cúpula recebe alimentação diferenciada

Praças da marinha apresentam denúncia que pode indicar uso irregular de recursos exclusivos para o custeio da alimentação diária dos militares.

A Revista Sociedade Militar recebeu informações que indicam que militares em diversas organizações da Marinha no Rio de janeiro podem estar sofrendo com uma alimentação bem aquém do que deveria ser proporcionada pela força. Soldados informam que enquanto para a tropa são fornecidos pratos como macarrão com salsicha por semanas a fio – no almoço e no jantar – à oficialidade se fornece alimentação diferenciada, como bifes acebolados, salada e bebidas.

Segundo o Manual de Alimentação das Forças Armadas os cardápios fornecidos devem proporcionar uma alimentação segura e balanceada levando em consideração a dedicação exclusiva dos militares.

“alimentação segura, nutricionalmente balanceada e adequada às diferentes fases e situações operacionais inerentes à vida militar… por meio de uma alimentação nutricionalmente balanceada, ou seja, que forneça macro e micronutrientes em quantidade e qualidade adequadas. Até mesmo devido à peculiaridade do público alvo, que é composto pelas equipes de serviço que devem ter 100% de suas necessidades nutricionais atendidas, pois permanecem 24 horas nas Organizações Militares …

Segundo o manual “Ambas as refeições deverão ser compostas das seguintes preparações: entrada, prato principal, guarnição, prato base, acompanhamentos e sobremesa”

Picanha e bebidas caras

A questão da alimentação da tropa é importantíssima e sempre é vista com interesse pela sociedade e classe política. Bem recentemente em entrevista coletiva o ex-presidente Lula chegou a mencionar que no no governo FHC soldados eram dispensados dos quartéis por falta de verbas suficientes para alimentação adequada. Por outro lado, mais recentemente e com certa frequência, têm surgido na grande mídia denúncias de que as Forças Armadas estariam adquirindo itens de alimentação bastante caros, como picanha e bebidas alcoólicas e – graças a isso – a impressão que se passa é que toda a tropa receberia uma alimentação principesca.

A verdade pode estar bem distante disso, quem conversa com aqueles que ocupam as camadas mais na base da caserna sabe que em alguns quartéis, principalmente os mais operativos e distantes das capitais, a alimentação pode ser bastante complicada, militares chegam a levar de casa complementos como latas de sardinha, chocolate e biscoitos etc.

Ao contrário do que se espera, militares explicam que aqueles que trabalham em quarteis eminentemente burocráticos, como os prédios das Forças Armadas localizados no Distrito Federal, são quase sempre servidos de uma alimentação balanceada e igualitária para todos. Nesses locais a presença de civis e muitas autoridades de alto escalão acabam intimidando a realização de economia de recursos no quesito alimentação.

Cada militar tem direito a uma verba de alimentação mensal, conhecida como etapa de alimentação, mas o numerário não passa pelo seu bolso, é disponibilizado para os comandos de cada organização militar. Segundo informado por militares ouvidos pela Revista Sociedade Militar, muitas vezes a economia no gasto com a alimentação da tropa tem o objetivo de destinar os recursos recebidos para outras áreas nem tão nobres, como a compra de uma lembrancinha para uma autoridade civil ou militar que visita o quartel.

O cardápio

Sob o compromisso de não ser identificados, praças denunciaram que na Estação Rádio da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, os militares têm recebido por mais de uma semana o mesmo prato, macarrão com salsicha, no almoço e no jantar. Um dos militares ouvidos diz que por várias vezes seguidas no jantar se serve as sobras do almoço. Segundo a denúncia, os militares de serviço noturno quando vão se alimentar já encontram o alimento deteriorado.

O constrangimento e o sentimento de que há discriminação e tratamento diferenciado aumentam porque, segundo informado, os militares têm conhecimento de que para a oficialidade a alimentação não é a mesma servida para as praças.

Os cardápios foram fotografados e as imagens enviadas junto da denúncia.  No documento que demonstra uma semana inteira na base do macarrão com salsicha consta a assinatura de dois oficiais, um deles é oficial superior de carreira e o outro é um oficial temporário engenheiro.

A Editoria da Revista Sociedade Militar entrou em contato com a Marinha do Brasil na sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022. Além de enviar uma das fotografias de cardápios repetindo macarrão com salsicha no almoço e jantar por dias seguidos, fizemos questionamentos sobre a discriminação que haveria em relação aos graduados da base da Marinha, que estariam se alimentando com o mesmo prato – macarrão com salsicha no almoço e no jantar – enquanto seus superiores recebem tratamento digno no quesito alimentação. 

Solicitamos a essa prestimosa força, por gentileza, os seguintes
esclarecimentos e dados:

1 – A alimentação fornecida para os oficiais é deferente da fornecida
às praças nas organizações militares da Marinha do Brasil?

2 – Há um oficial nutricionista ou funcionário civil que execute a função de elaborar os cardápios nas organizações militares da Marinha do Brasil?

3 – O cardápio em anexo é verdadeiro?

4 – Solicitamos os cardápios da alimentação do mês de janeiro para oficiais e praças da Estação Rádio da Marinha.

5 – A organização militar em questão recebe normalmente as verbas para fornecimento de alimentação para os militares lá lotados?

6 – É costume repetir o mesmo cardápio por uma semana inteira?

7 – É costume que a refeição no almoço e no jantar nas organizações militares da Marinha do Brasil seja sempre a mesma, nesse caso MACARRÃO COM SALSICHA?

A Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval, apesar de prontamente informar que a situação seria apurada, até o fechamento desse artigo não enviou respostas para as questões colocadas.

Robson Augusto / Revista Sociedade Militar

QUEM DESEJAR ENVIAR DENÚNCIAS E COMENTÁRIOS FAÇA ISSO NO PRIVADO USANDO OS E-MAILS comercial@sociedademilitar.com.br, socmilitar@gmail.com ou WhatsApp 21 981062723, o anonimato – por força de lei – será mantido.

Temos um grupo de notícias no TELEGRAM. Não é bate papo, lá você recebe as notícias em primeira mão.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar