Forças Armadas

“Foram fundamentais” – Dedicação extrema de Militares da Marinha do Brasil no apoio à cidade de Petrópolis é elogiada pela população local (Depoimento pessoal)

… são pessoas que fazem as instituições serem fortes e admiradas.

Prezados companheiros.

Para quem não sabe, possuo uma casa em Petrópolis e a rua onde ela está situada ficou obstruída por um deslizamento de terra ocorrido em terreno ao lado impedindo o acesso à minha casa e a uma pequena comunidade que fica próxima.

Solicitei auxílio junto a Defesa Civil e à Prefeitura que alegaram que por não haver vítimas decorrentes desse deslizamento a minha prioridade de atendimento era nenhuma.

Fiquei frustrado com as alegações e me senti abandonado pelo poder público.
.
Ocorre que a MARINHA está presente na cidade onde instalou um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, contando inclusive com um Hospital de Campanha do mais alto nível.

Então decidi recorrer a Marinha para  obter auxilio na desobstrução da  via,  no que fui prontamente atendido mesmo sem  me apresentar como Capitão-Mar-e-Guerra Reformado, fato que ocorreu após a visita da equipe precursora que fez o  planejamento do trabalho que seria realizado, equipe está sob  o comando do 2º (FN) Carlos Matheus Gonçalves Gomes auxiliado pelos Sargentos Daniel Fernandes e Sargento Neves Operadores de Máquinas).

Mais tarde o local foi visitado pelo Contra Almirante (FN)  Guimarães responsável por toda operação da Marinha no Município de Petrópolis que inspecionou o local e o andamento dos trabalhos.

No dia seguinte o  Alte (FN) Guimarães tornou a visitar o local e conversando com ele pude observar e concluir que se trata de  Oficial do mais alto padrão, profissional dedicado ao  serviço, preocupado em zelar pelo bom nome da Marinha  e em aparar eventuais arestas decorrentes  do embate que se trava na cidade entre grupos políticos , mantendo a Marinha afastada de tal disputa.

O Segundo Tenente (FN) Carlos oficial moderno mas extremamente dedicado à sua missão exercendo liderança sobre seus comandados, e em especial o Sargento Daniel Fernandes e o Sargento Neves foram pessoas fundamentais em restabelecer o acesso e o livre trânsito na rua.

Estando eu na reserva há mais de 23 anos senti orgulho de ver o tratamento fidalgo que recebi e também ver a vibração daquele pessoal que sem buscar recompensas ou elogios apenas um cumpria o seu dever profissional  de auxiliar um cidadão comum (eu) e uma pequena comunidade que estava sofrendo as consequências (graças a DEUS sem vítimas) da tragédia que se abateu sobre a cidade.

As pessoas passam pelas instituições (assim como nós passamos) mas são estas pessoas que fazem as instituições serem fortes e admiradas.  Assim é a Marinha.

Também senti orgulho pelo fato de, em algum tempo passado,  ter contribuído para a nossa Marinha forjando oficiais e praças que apesar de inúmeras adversidades continuam prestando o melhor serviço a Marinha e colocando nossa instituição em patamar elevado de credibilidade diante da população e auxiliando aos desafortunados, esquecidos ou abandonados por quem lhe devia prestar assistência.

Parabéns ao Alte (FN) Guimarães, parabéns Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, e parabéns a Marinha do Brasil.

BRAVO ZULU. AD SUMUS

Depoimento de J. H. Costa (CMG-IM- Refº)    (Fonte: SO FN Barbosa)
Fonte / imagens: Flickr Marinha do Brasil

 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar