Política Brasil

“Campanhas anti-vacina” – Wikipédia coloca Jovem Pan, Brasil Paralelo e DCM na listagem de fontes não confiáveis. Entenda isso

A maior enciclopédia online do planeta essa semana decidiu, após discussão entre membros, colocar alguns sites brasileiros na sua listagem de fontes não confiáveis.

Entre os vários sites sancionados está um que publica artigos em sua maioria considerados de viés progressista, o Diário do Centro do Mundo, conhecido pela sigla DCO e dois bastante referenciados pela sociedade conservadora do Brasil, Jovem Pan e Brasil Paralelo.

@rodrigopadula é o editor da Wikipédia acusado de estar por trás das medidas contra os sites. Ele informa em seu Twitter que tem sido atacado por meio das redes sociais, mas – pelo que se infere – não demonstra que vai recuar.

A discussão sobre a colocação da Jovem Pan na listagem de sites que não podem mais ser utilizados como referência, que foi aprovada por todos os participantes, é aberta com o texto abaixo.

“Diante dos posicionamentos completamente parciais, negacionismo de todos os tipos, desinformação e campanhas anti-vacina com diversos programas e comentaristas diariamente jogando contra a saúde da população e a democracia brasileira, creio que seria importante para a wikipedia a inclusão do portal e canais de YouTube da JovenPan News/Radio/TV na blacklist como FNF”

A discussão sobre o site Brasil Paralelo, que foi considerado como um site com “viés ideológico” foi aberta com o texto abaixo

“Tenho acompanhado as discussões e edições no verbete da empresa e creio que a questão mais importante, enquanto produtora de conteúdo não está sendo debatida e tratada aqui na Wikipédia. Diante de tantas críticas e referências, a Brasil Paralelo é uma fonte não confiável de informação? Trago para cá essa discussão para que possamos chegar a um consenso sobre a questão e o conteúdo produzido e distribuiído pela BP. Creio que essa decisão seja mais importante do ponto de vista de conteúdo que os tantos rótulos e “ismos” adicionados no verbete. Rodrigo Padula(Fale comigo) 20h27min de 4 de fevereiro de 2022 (UTC)”

Um leitor discordou, disse que a discussão não se aplicaria ao site, que para ele seria uma espécie de repositório de vídeos.

“Creio que a Black List implementada na wikipédia não se aplicaria à essa fonte, que é uma produtora de videos/documentários e não um portal/site produtor de noticias/matérias online com uma URL para o qual redirecionarmos acessos. A BP está diversificando e publicando programas e vídeos no canal do youtube e plataforma própria de streaming, mas, não sei se seria o caso. Creio que podemos votar e discutir sobre confiabilidade…”

Outro leitor que participou do debate embasa sua decisão a favor do banimento de Brasil Paralelo em uma nota publicada pelo Le Monde Diplomatique.

“O jornal Le Monde Diplomatique afirnou que a Brasil Paralelo falsifica o debate acadêmico. Ainda seguindo o LeMonde, que coloco em fonte, a Brasil Paralelo nunca teve qualquer apreço pela descrição do real.”

Outro site bastante popular a ser lançado na Blacklist da enciclopédia foi o Diário do Centro do Mundo, conhecido periódico de esquerda.

A proposta de banimento, aceita, iniciou com a acusação de ser um um blog político e panfletário.

“Blog político panfletário com baixa confiabilidade e qualidade jornalistica, citado em várias checagens de agencias brasileiras na propagação de notícias falsas e desinformação. Assim como Brasil247 e Revista Forum, citado em investigações sobre uso indevido de recursos publicos para fomentar matérias partidárias do governo bem como na CPMI das fake News, onde foi classificado como site de desinformação e noticias falsas. Creio que assim como Brasil 247 e tantos outros sites de direita e esquerda que venho citando aqui, deva constar na blacklist da wikipedia.”

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar