Notícias e Atualidades

“Muito incisivo, provocando… ” – Militares ficaram incomodados com a resposta do Tribunal Superior Eleitoral

o  Tribunal  Superior Eleitoral no exercício das funções que lhes são atribuídas pela Constituição, é, de fato e de direito, o  administrador  e garantidor de  todo  o  processo  eleitoral  brasileiro…”

Edson Fachin impõe-se às Forças Armadas e suas palavras são consideradas exageradamente incisivas por militares.

Em redes sociais de militares das Forças Armadas, mais do que o conteúdo dos textos divulgados pelo TSE em resposta às sugestões dos militares, o que mais incomodou foi o recado dado pela entidade ao final da MANIFESTAÇÃO TÉCNICA enviada pelo TSE ao final do texto, onde Fachin deixa claro que não admitirá intromissões no processo eleitoral.

Quem lê o último parágrafo traduz tudo como um “Cabe a nós gerir o processo eleitoral no Brasil,  somos nós que decidiremos sobre aprimoramentos e não admitiremos intromissões

Sem   prejuízo   da   transparência,   segurança   e   do   diálogo   com   as instituições  nacionais,  impende  ressaltar que  o  Tribunal  Superior Eleitoral no exercício das funções que lhes são atribuídas pela Constituição, é, de fato e de direito, o  administrador  e garantidor de  todo  o  processo  eleitoral  brasileiro, cabendo-lhe  a  gestão  e  decisão  dos  avanços  e  aprimoramentos a  serem nele implementados, os quais sempre terão como objetivo assegurar a integridade, a segurança, transparência e normalidade das eleições.

Algumas colocações de militares em redes sociais privadas da categoria

” Resumo do conflito: TSE convidou militares para avaliar urnas e dar sugestões. Militares avaliaram e sugeriram mudanças. TSE desdenhou sugestões e disse que não há tempo para nenhuma mudança. Se não há tempo, qual foi o propósito da criação da Comissão, afinal?”

“O TSE respondeu ao Ministério da Defesa dizendo que não existe sala secreta de apuração. Mas, não é o que diz esta reportagem do Jornal Nacional de 2014. Ela mostra os detalhes dessa sala, onde “um seleto grupo de 23 pessoas testemunhou o que a população brasileira inteira queria ver”

“O STF está provocando propositalmente
um caos no país.
Estão esperando uma reação enérgica para acusar o Presidente Bolsonaro de estar dando golpe na democracia.
Tá tudo bem desenhado, o ministro Barroso foi para o TSE com Fux para garantir esse enfrentamento derrubando a chapa Bolsonaro / Mourão.
O mês de junho será marcado por um possível caos institucional.”

“Esse ministro foi muito incisivo, se era uma nota técnica deveria se ater aos fatos e não fazer discurso de poderoso no final”

Veja o texto completo abaixo

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar