Forças Armadas

Combinação de circunstâncias pode levar Policial do BOPE ao SENADO pelo Rio de Janeiro

Poucos tem conhecimento, mas o Policial do BOPE na reserva André Monteiro é o vice na chapa em que Daniel Silveira concorre para o Senado pelo estado do Rio de Janeiro. Silveira e André concorrem com amplo apoio tanto de Jair Bolsonaro como da esmagadora maioria dos bolsonaristas cariocas.

O Ministério Público Eleitoral impetrou nessa terça-feira uma ação com o objetivo de barrar a candidatura de Silveira. A alegação do MP é de que o parlamentar não pode ser beneficiado pelo indulto de Jair Bolsonaro no que diz respeito a concorrer nas eleições de 2022.

“No caso em tela, os efeitos secundários da pena, aqueles que não foram atingidos pelo indulto concedido, referem-se à perda dos direitos políticos, mantendo-se, assim, a inelegibilidade de DANIEL LÚCIO DA SILVEIRA”

Tudo indica que a questão jurídica deve evoluir. Mas, Silveira provavelmente concorrerá e – se após as eleições for cassado – quem assume é seu vice na chapa, LUIZ ANDRÉ DE MOURA MONTEIRO, policial do BOPE que recebeu 32.237 votos quando concorreu para governador do estado em 2018.

Não é raro que um suplente de senador assuma o mandato. Portanto, aparecer como vice em uma chapa bem cotada, emprestando seu status político para o candidato “titular”, pode ser uma ótima estratégia política. Na eleição para o SENADO o eleitor vota em uma chapa fechada, com um titular e dois suplentes, estes são uma espécie de “vice-senador” e têm ampla possibilidade de assumirem a vaga, pois é comum que exerçam o mandato no caso do titular ser nomeado para cargo de ministro, em caso de renúncia, afastamento por mais de 120 dias, morte ou cassação do titular.

André monteiro é bem conhecido pela família militar carioca das Forças Armadas e Forças Auxiliares. Pouco antes das eleições de 2018 o policial apareceu em um artigo da Revista Sociedade Militar junto com o general Mourão e Gerson Paulo, suboficial da FAB, o que mostra que é bem entrosado no que diz respeito a militares e política. André na época apareceu tambémem imagens com outros nomes conhecidos da política carioca, como Flávio Bolsonaro e Coronel Salema.

Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar